A Peugeot está a reinventar os acessórios para automóvel, criando uma gama de acessórios específicos para o novo 308 feitos através de impressão 3D e graças a um novo polímero flexível. Esses acessórios disponíveis na Peugeot Lifestyle, incluem um suporte para óculos de sol, um suporte para latas e um suporte para telefones/cartões.
Esta é a primeira vez que a tecnologia de impressão 3D é utilizada na criação de acessórios para automóvel, uma inovação que pode ser promissora para toda a indústria automóvel.
Estes acessórios são o resultado do trabalho conjunto das equipas de design, produto e Investigação & Desenvolvimento da marca francesa com as empresas HP Inc., Mäder e ERPRO.
Estes objetos são impressos em 3D utilizando a nova tecnologia de impressão HP Multi Jet Fusion (MJF).
“O objetivo é oferecer produtos inovadores que sejam agradáveis ao toque, leves, sólidos e fáceis de usar e que melhorem ainda a sensação de bem-estar” no carro, refere o fabricante automóvel.
A gama de acessórios foi elaborada após uma análise da forma como os clientes utilizam os espaços de arrumação no automóvel.
Como os materiais tradicionais não cumpriam as especificações, a equipa de cores e materiais da Peugeot Design trabalhou com os seus parceiros para desenvolver um material com um aspeto mais inovador. A impressão 3D foi a solução encontrada.
Material flexível utilizado
O material flexível utilizado é o poliuretano termoplástico Ultrasint (TPU), resultado de uma parceria entre a HP Inc. e a BASF. Este material permite disponibilizar peças duráveis, fortes e flexíveis, mostrando-se perfeito para peças de absorção de impactos que requerem alta elasticidade e para estruturas flexíveis semelhantes a redes. O material pode ser utilizado para produzir peças com uma elevada qualidade de superfície e um nível de detalhe muito elevado.
A utilização de TPU no interior de um automóvel é uma nova abordagem que foi patenteada pelo Grupo Stellantis, no qual se integra a Peugeot.
A Peugeot afirma que a impressão 3D está ainda numa fase embrionária na indústria automóvel. No caso da marca francesa, esta tecnologia destina-se a ser desenvolvida em série, não só na gama de acessórios, mas também em componentes de maior tecnicidade a aplicar em futuros modelos do construtor.
A impressão 3D é vista como um dos pilares fundamentais da quarta revolução industrial. Com esta nova tecnologia é possível aumentar a flexibilidade, adaptando-se às necessidades de um mercado cada vez mais exigente e imprevisível. Todos os tipos de objetos e acessórios personalizados podem ser produzidos sem necessidade de moldes e ferramentas de fabrico dispendiosas, sendo, assim, uma alternativa às técnicas de fabrico, tais como a moldagem por injeção.