Foi o evento mais valioso para a economia portuguesa em 2018. A organização aplicou 15 milhões de euros para receber cerca de 55 mil pessoas. O Parque das Nações, em Lisboa, foi
inundado: os lugares no Altice Arena, na Feira Internacional de Lisboa, no Pavilhão de Portugal e em todas as salas de cinema do Centro Comercial Vasco da Gama foram ocupados. A consultora contratada pela organização calculou um impacto directo para a economia portuguesa de até 252 milhões de euros, ultrapassando mesmo o da Web Summit, a maior conferência tecnológica no mundo (que terá tido um impacto, no máximo, de 212 milhões de euros, segundo João Cerejeira, professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho).
A Fundação Aga Khan Portugal, a 24.ª maior a nível nacional, é apenas uma das extremidades de um império filantrópico que gasta mais de 500 milhões de euros por ano.
Que acontecimento bateu o efeito económico da Web Summit? Foi o festival de encerramento da celebração do jubileu de diamante de Aga Khan IV como líder espiritual dos ismaelitas nizaris, um ramo dos muçulmanos xiitas, que decorreu em Lisboa entre 5 e 11 de Julho de 2018. Aga Khan IV trouxe os seus milhões para Portugal, onde agora vive sem pagar impostos. A Fundação Aga Khan Portugal, a 24.ª maior a nível nacional, é apenas uma das extremidades de um império filantrópico que gasta mais de 500 milhões de euros por ano – e que vai dando os seus frutos ao nosso país.
O universo português de fundações gere mais de 9 mil milhões de euros em activos com 6 mil milhões de euros de capitais próprios. São impérios filantrópicos, com diversas actividades por cá e pelo estrangeiro, e com pecúlios chorudos que as sustentam. Descubra quais são as maiores fundações de Portugal na edição de Março da FORBES, nas bancas.