Imobiliário: Faro, Lagoa e Albufeira são as zonas que mais valorizaram no Algarve

Britânicos, irlandeses, alemães, holandeses e norte-americanos. São estas as cinco nacionalidades que mais investem em imobiliário no Algarve, segundo a consultora imobiliária Engel e Volkers. A multinacional de origem alemã especializada na mediação de propriedades residenciais e comerciais premium refere ainda que o investimento estrangeiro no imobiliário algarvio ultrapassa os 50% em todas as zonas…
ebenhack/AP
Investimento estrangeiro ultrapassa os 50% em praticamente todas as zonas algarvias comercializadas e analisadas pela multinacional Engel e Volkers. Faro foi a zona que registou um aumento maior no preço médio de venda.
Imobiliário Negócios

Britânicos, irlandeses, alemães, holandeses e norte-americanos. São estas as cinco nacionalidades que mais investem em imobiliário no Algarve, segundo a consultora imobiliária Engel e Volkers. A multinacional de origem alemã especializada na mediação de propriedades residenciais e comerciais premium refere ainda que o investimento estrangeiro no imobiliário algarvio ultrapassa os 50% em todas as zonas nas quais a empresa realiza operações de intermediação.

A Engel & Völkers acaba de divulgar os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a Instituto Marketing Research, que analisam as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã no período 2024-2025 nos mercados imobiliários de Minho, Porto, Vila Nova de Gaia, Oeste, Lisboa/Oeiras, Cascais/Estoril, Sintra, Setúbal, Comporta, Lagos, Portimão, Albufeira/Carvoeiro, Quinta do Lago/ Vilamoura/Vale do Lobo e Faro/Tavira.

A Quinta do Lago, com aumento de 19%, é a zona que apresenta o maior preço médio em Portugal, tendo  alcançado os 12.793 euros por metro quadrado.

Relativamente ao Algarve, a empresa revela que se registou um aumento de transações nas regiões de Lagoa e Lagos, sendo que nas zonas de Vale do Lobo, Vilamoura, Quinta do Lago, Tavira, Portimão e Albufeira se sentiu uma ligeira diminuição. Já em relação ao preço médio de venda, concluiu-se que a região de Faro foi a que registou maior aumento, com um incremento de 44%. Já Lagoa e Albufeira sentiram acréscimo de preço médio de 20%, logo seguida por Quinta do Lago com aumento de 19% no período em análise. Esta última zona é ainda a que apresenta o maior preço médio em Portugal que alcançou os 12.793 euros por metro quadrado.

Arrendamento tem mais peso em Portimão

Quanto ao mercado de arrendamento na zona sul, destaca-se Portimão, onde o arrendamento é mais expressivo com um valor médio de 10,42 euros por metro quadrado. Lagoa é zona com menos peso no arrendamento.

Para Margarita Oltra, regional manager da Engel & Völkers, citada em comunicado, “O Algarve continua a afirmar-se como um dos destinos residenciais e de investimento mais sólidos do país, conjugando um estilo de vida mediterrânico ímpar, uma oferta imobiliária de elevada qualidade e um ambiente seguro e cosmopolita. A diversidade de perfis — desde famílias que procuram uma segunda habitação até investidores internacionais focados em rendimento — reforça a atratividade da região”.

Afirma ainda, que o aumento do preço médio em zonas como Faro, Lagoa e Albufeira demonstra a confiança sustentada no mercado e a escassez de produto premium disponível, consolidando o Algarve como referência incontornável no segmento de luxo.

Mais Artigos