Chegámos à época mais festiva do ano, cheia de momentos de encontro, partilha, união e alegria. E claro que todas estas ocasiões incluem petiscos que se querem de muita qualidade. E se é verdade que gostamos de novidades, também é certo que a tradição ainda é uma preferência. Queijos, enchidos e vinho não podem faltar. E se quiser saber onde pode encontrar a selecção de produtos mais variada, continue a ler este artigo. Descobrimos sabores que vai querer servir na sua mesa ou levar para casa dos familiares e dos amigos com quem vai festejar.
Uma questão de harmonia
Na Charcutaria da Mercadona há tudo o que precisa para fazer de cada encontro um sucesso. Tome o seu tempo para apreciar a variedade de produtos, mas os queijos e os enchidos fazem as delícias de quem gosta dos sabores que abrem o apetite e pedem um bom vinho para acompanhar.
A tábua de enchidos
O ideal é preparar uma tábua com pelo menos três tipos de enchidos. Escolha entre os de corte clássico, como os presuntos e os salpicões, e as linguiças e chouriços, sem esquecer os de sabor mais picante. O presunto ibérico da Mercadona é um clássico. Curado entre 18 e 36 meses, tem uma textura irresistivelmente suculenta e um sabor profundo. Entre os vários chouriços da secção de charcutaria, o Cular Ibérico apresenta um toque fumado e é ligeiramente picante. Experimente também o salpicão, cujo tempero com sal, alho, vinho e especiarias, lhe proporciona um sabor único e decore tudo com frutos secos, passas, figos e uns quadradinhos de laranja. A cor, os sabores e a beleza da sua tábua, que certamente preparará com muito carinho, vão encantar ainda mais a sua festa. A seguir, falamos-lhe em queijos e damos-lhe luzes para harmonizar os vinhos.
Festa com queijo, é a vida num beijo
Na Charcutaria da Mercadona não faltam boas razões para visitar esta área. Talvez já saiba, mas nunca é demais recordar. Uma tábua de queijos pede uma mistura de texturas e sabores. Pode escolher entre três a cinco variedades: suaves, cremosos amanteigados, robustos e intensos curados. Sabe um segredo? O amanteigado de ovelha serrano da Mercadona é de produção limitada! Feito com leite de ovelha cru, é rico em gorduras que lhe dão uma textura cremosa, semelhante à manteiga. Também pode preferir o amanteigado intenso, cuja cura o transforma numa verdadeira experiência para o paladar. Entre os curados, o sabor intenso do queijo da Ilha ou do curado de ovelha com pimenta são boas opções. Mas a seleção de queijos da Mercadona oferece-lhe muito mais e o melhor é preparar a sua visita com a informação do site.
Todas as festas merecem bom vinho
O vinho é outro elemento fundamental e escolher os que melhor combinam com os seus aperitivos nem sempre é óbvio, mas não precisa de ser um mistério. Com sabores intensos como os queijos e as carnes curadas ligam muito bem os vinhos frutados e leves. A Garrafeira da Mercadona apresenta inúmeras opções e pode contar com especialistas para o aconselhar quanto à melhor escolha de brancos, tintos, rosés e espumantes, que animam qualquer festa. Dentro de cada variedade, encontra vinhos de todas as regiões de Portugal, do Dão e do Douro ao Alentejo, passando por Lisboa e Setúbal. Pode preferir garrafas ou optar pelos Bag in Box que, em dias de festa, enfeitam a mesa quando servidos numa bonita garrafa.
Outras (boas) companhias
Tostas ou bolachas de água e sal são o complemento ideal para os seus aperitivos. Dispondo-as estrategicamente para fazer divisões entre cada variedade. Se gostar, também pode fazer um cesto de pão, com fatias finas e diferentes variedades.
Umas tacinhas com compota, costuma agradar e ajudar a celebrar as várias iguarias que vai provando.
Também pode decorar as tábuas com uvas.
Dicas finais. Tome nota!
A terminar, deixamos-lhe algumas dicas que podem ser muito úteis.
Quantidades: para os aperitivos, devem considerar-se 150 g de queijo/ enchidos por pessoa. Para os vinhos, tudo depende dos convidados, mas, como referência, pode calcular uma garrafa por cada dois adultos.
Temperaturas: os espumantes devem ser servidos bem gelados e os vinhos branco e rosé também se querem bem frescos, entre os 8 e os 12º C. Já os tintos querem temperatura ambiente e convém abrir as garrafas cerca de uma hora antes.
Aproveite para desfrutar e tirar o melhor partido das texturas ricas destas tábuas e das combinações de sabores. O resto, é conversa.
Este conteúdo patrocinado é da autoria de Mercadona.