No primeiro dia do Humanity Summit, realizado na Universidade do Algarve, em Faro, N’Gunu Tiny, CEO do Emerald Group – que fundou a Media9Par que integra a Forbes Portugal e a Forbes Lusófona, Jornal Económico e o NOVO -, enfatizou a importância da educação na compreensão do mundo complexo e em constante mudança de informações em que vivemos atualmente. Definindo a educação como “a arte de fornecer ferramentas às pessoas para aprender” e argumentou que a verdadeira educação vai além da simples aquisição de conhecimento.
O CEO do Emerald Group descreveu nesta cimeira – que se propõe discutir desafios globais relacionados com a humanidade, igualdade e liberdade –, a educação como um “processo cultural” que é transmitido de uma geração para outra, de um século para outro e de um milénio para outro. Segundo o gestor, não é apenas o conteúdo final da aprendizagem que importa, mas também o processo de aprendizagem em si mesmo e como as pessoas se envolvem neste processo.
N’Gunu Tiny ressaltou que a educação pode assumir muitas formas, seja formal ou informal, baseada na família ou institucional, e pode ser fornecida por várias entidades, incluindo governos, instituições privadas e parcerias público-privadas.
No entanto, alertou para o maior desafio enfrentado pela educação na era atual: a tecnologia. A inteligência artificial, em particular, está a transformar profundamente a maneira como aprendemos, mudando o paradigma da educação de um modelo “um para um” ou “um para muitos” para um modelo “ninguém para um” ou “ninguém para muitos”.
Outra preocupação levantada por N’Gunu Tiny é que a tecnologia pode agravar as disparidades no acesso à educação, com as sociedades mais ricas a poderem desfrutar de melhor acesso à tecnologia educacional de ponta.
A intervenção de N’Gunu Tiny na Humanity Summit destacou ainda a importância crítica de repensar a educação à luz das transformações tecnológicas em andamento e de garantir que essas mudanças sejam acessíveis e benéficas para todos.
Como investidor de impacto, compartilhou a sua visão sobre como mitigar esses riscos, enfatizando a necessidade de criar uma plataforma em que a inovação e a tecnologia avançada possam ser partilhadas em benefício de toda a sociedade.