A Vidigueira, distrito de Beja, vai ganhar mais uma unidade de enoturismo de luxo. Trata-se do Boutique Wine Hotel da Quinta do Paral que está previsto inaugurar no final do próximo ano.
Projetado pelos arquitetos Saraiva & Associados, o Boutique Wine Hotel da Quinta do Paral, no coração do Alentejo, representa um investimento estimado de 6,5M€, resultando da revitalização da Quinta do Paral, em agosto de 2017, quando o empresário Dieter Morszeck, antigo presidente e neto do fundador da marca de malas de luxo Rimowa, adquiriu 85 hectares de terras no Alentejo.
“O vinho sempre foi uma das paixões do empresário e o seu sonho passava por construir um negócio de família, criar vinhos na quinta e um enoturismo de luxo”, explica a empresa.
Com um investimento de 6,5M€, o Boutique Wine Hotel propõe a descoberta dos vinhos “Quinta do Paral” num ambiente de luxo.
“A qualidade das uvas permite a produção de vinhos superiores na quinta que expressam o caráter inconfundível da Vidigueira. Para Dieter, o seu verdadeiro orgulho são as vinhas velhas com mais de 50 anos de idade. Castas nacionais como Arinto, Antão Vaz, Perrum, Aragonês, Touriga Nacional, Tinta Grossa, crescem ao lado das castas internacionais como Alicante Bouschet, Syrah, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Vermentino”, refere a empresa.
Com a aquisição da Quinta do Paral pelo empresário Dieter Morszeck, a quinta foi redesenhada em colaboração com o enólogo Luís Morgado Leão. O foco da quinta é a sustentabilidade aliada ao grande respeito pela cultura e tradição alentejanas. Para além da criação de vinhos de excelência, Dieter Morszeck, está também a contruir na Quinta do Paral um hotel de charme com cerca de 23 quartos, para que os apaixonados por vinho conheçam os vinhos “Quinta do Paral” num ambiente de beleza e tranquilidade.
O espaço está previsto ser inaugurado no final do próximo ano.
“Quando decidi investir neste projeto, o meu sonho era construir um negócio de família onde criássemos vinhos excecionais que refletissem o caráter deste terroir e proporcionar experiências inigualáveis através dos nossos serviços, como a criação do Boutique Wine Hotel e do enoturismo. Estamos a requalificar uma propriedade antiga, que vai dar lugar a um espaço maravilhoso, com muitos jardins, onde podemos descansar num ambiente tranquilo longe da agitação das grandes cidades. Quero que os visitantes da Quinta do Paral tenham a experiência do “modo de viver” alentejano, aquele que me apaixonou quando aqui cheguei e que continuo a gostar de viver quando visito estas terras”, refere Dieter Morszeck.
Além de uma horta, um pomar, jardins e um espaço para eventos, o espaço contará com um restaurante de cozinha alentejana, com a consultoria do chef José Júlio Vintém.
A paixão do chef José Júlio Vintém pelos produtos locais, e que se reflete nas suas propostas gastronómicas, foi a razão que motivou a Quinta do Paral a convidá-lo para ficar à frente do restaurante: “Queremos que os clientes do nosso restaurante tenham o prazer de desfrutar da natureza, aliando a boa gastronomia alentejana aos vinhos da Quinta do Paral. Consideramos que o chef José Júlio Vintém é a pessoa certa para mostrar o melhor que a terra nos dá. Queremos instituir um conceito urbano rural na Vidigueira, com produtos sazonais provenientes diretamente da horta e do pomar da Quinta do Paral, que também iremos criar junto ao restaurante. Além de querermos dinamizar o turismo nesta região, queremos colocar o nosso restaurante na lista dos maiores gastrónomos”, refere Luís Morgado Leão, enólogo da Quinta do Paral.