Desligar as luzes e fazer algo pelo Planeta durante uma hora hoje

A iniciativa ambiental Hora do Planeta propõe que se desliguem as luzes durante uma hora neste sábado, 23 de março, e na edição deste ano apela para que os cidadãos dediquem 60 minutos a fazer "algo positivo" pelo Planeta. A campanha promovida em todo o mundo pela organização internacional WWF - World Wide Fund for…
ebenhack/AP
Hoje, entre as 20,30h e as 21,30h, hora de Portugal Continental, cidadãos e empresas em todo o mundo são convidados a desligarem as luzes e aderirem à iniciativa "A Hora do Planeta".
Forbes Life

A iniciativa ambiental Hora do Planeta propõe que se desliguem as luzes durante uma hora neste sábado, 23 de março, e na edição deste ano apela para que os cidadãos dediquem 60 minutos a fazer “algo positivo” pelo Planeta.

A campanha promovida em todo o mundo pela organização internacional WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) é organizada em Portugal pela ANP (Associação Natureza Portugal).

A Hora do Planeta acontece entre as 20,30h e as 21,30h, neste 23 de março.

Neste 23 de março em todo o mundo, entre as 20:30 e as 21:30 (hora de Lisboa), cidadãos, empresas, municípios e organizações são convidados a desligar luzes e aparelhos eletrónicos não-essenciais, num gesto simbólico de defesa de um estilo de vida mais sustentável.

No lançamento desta iniciativa, a ANP destaca que “no meio de sociedades cada vez mais divididas e polarizadas, a Maior Hora pelo planeta torna-se um momento precioso de união, lembrando ao mundo que a nossa sobrevivência depende da boa saúde desta nossa casa comum, e que todos nós podemos – e devemos – desempenhar um papel na sua proteção”.

Origem na Austrália

A iniciativa nasceu 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, como momento de reflexão e sensibilização para a necessidade da proteção do planeta e de reduzir o impacto da sua atividade no ambiente.

Historicamente, a Hora do Planeta centrou-se na crise climática, mas, mais recentemente, a Hora do Planeta tem-se esforçado para abordar uma variedade de preocupações que as pessoas e o planeta enfrentam. O movimento reconhece o papel que as pessoas desempenham na criação de soluções para os maiores desafios ambientais do planeta e demonstra o poder de milhões de pessoas que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum.

Iniciativa em Portugal

Este ano, em Portugal, várias empresas e organizações vão aderir, incluindo cerca de 70 autarquias que, entre outras coisas, irão desligar as luzes de edifícios municipais.

A agência Lusa, por exemplo, também vai aderir à campanha, desligando “à hora marcada” as luzes do edifício sede, do parque de estacionamento e do logótipo, e convidou os trabalhadores a associarem-se à iniciativa desligando as luzes de suas casas durante uma hora.

Para conhecer mais as iniciativas, pode visitar este endereço.

Internacionalmente, o Empire State Building (em Nova iorque), o Space Needle (em Seattle), as Cataratas do Niágara e a Willis Tower (ex-Sears Tower, em Chicago), apagarão as luzes por uma hora.

A WWF celebra neste ano a Hora do Planeta disponibilizando no seu site um Banco de Horas, uma página que integra sugestões de atividades sustentáveis para as pessoas fazerem ao longo de todo o dia 23 de março. Este Banco de Horas permite ainda a cada pessoa registar as ações que realizou e indicar o tempo que dedicou a cada uma.

Os registos são efetuados até 24 de março.

Mais Artigos