“Noite especial”, “épico” ou “surreal”. Estas são algumas das palavras que se podem ler nas publicações que as jogadoras portuguesas fizeram nas redes sociais esta noite. É que enquanto Portugal dormia, as Navegadoras faziam história nos Estados Unidos.
Pouco mais de dois anos depois de uma bola no poste no Mundial 2023 que ninguém esquece, e que ditou o fim da caminhada portuguesa na competição, Portugal vence (1-2) contra a equipa norte-americana e assina a primeira vitória da história frente a esta seleção.
As norte-americanas colocaram-se em vantagem logo no primeiro minuto, com um golo de Rose Lavelle. Por algum tempo parecia que a história se estava a repetir, mas a seleção portuguesa garantiu o plot twist.

Aos 41 minutos, Kika Nazareth bateu o canto e Diana Gomes, de cabeça, empatou o jogo. 13 jogos oficiais depois, Diana marcou o primeiro golo de Portugal frente aos Estados Unidos.
Aos 72 minutos, Kika volta a bater o canto e Fátima Pinto garantiu a vitória de Portugal ao fazer o 1-2.
E se aquele poste esconde dos registos um jogo incrível da seleção portuguesa no seu primeiro Mundial, esta vitória – ou o grito de uma equipa que sabe que o seu lugar é a competir entre as melhores do mundo – garante uma história que já ninguém pode apagar.





