Herdade Monte da Bica diversifica negócio com hotel boutique

O Monte da Bica, adega boutique situada na zona de Montemor-o-Novo, anunciou um novo capítulo na sua história centenária: a abertura de um hotel boutique. A empresa detida desde 1919 pela família Pinto Gouveia e hoje liderada por Manuela Pinto Gouveia prepara-se para investir mais de 1,5 milhões de euros na construção de um Boutique…
ebenhack/AP
A Monte da Bica, de Montemor-o-Novo, vai juntar hotelaria ao negócio de vinhos. A herdade prepara a abertura de um hotel boutique em 2027, ao mesmo tempo que quer reforçar a presença no exterior.
Negócios

O Monte da Bica, adega boutique situada na zona de Montemor-o-Novo, anunciou um novo capítulo na sua história centenária: a abertura de um hotel boutique. A empresa detida desde 1919 pela família Pinto Gouveia e hoje liderada por Manuela Pinto Gouveia prepara-se para investir mais de 1,5 milhões de euros na construção de um Boutique Hotel, de novos lagares de pisa a pé e uma sala de provas.

A proprietária da herdade, Manuela Pinto Gouveia, revela que “em 2027, concretizamos um sonho antigo dos meus pais: o hotel. Queremos recuperar a hospitalidade da casa, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”.

Manuela Pinto Gouveia destaca que “estamos a dar início a uma nova fase deste projeto de alma portuguesa e tão profundamente alentejana: o Monte da Bica. Temos um novo website com loja online, nova imagem e novas referências de vinhos — irreverentes e audazes como sempre — que continuam a desafiar convenções e a elevar a perceção dos vinhos da região”.

A empresária realça que a propriedade conta com uma nova adega, uma adega-galeria com exposições regulares  e salienta que “ainda este ano abriremos dois lagares de pisa a pé – queremos fazer toda a vinificação em casa – e uma sala de provas”.

A empresa está também a iniciar os primeiros passos na internacionalização, com planos para começar a exportar ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

Desde 1919, a família Pinto Gouveia é a proprietária desta herdade, conhecida pela produção de cortiça e cereais. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica aposta num modelo de gestão sustentável e diversificado, com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, sendo que, a primeira vinha foi plantada em 2005.

Equipa Monte da Bica. Foto: Manuel Gomes da Costa

A gama da marca é composta por dez vinhos: Da Bica Rosé 2024, Monte da Bica Rosé 2018, Da Bica Tinto 2021, Monte da Bica Reserva 2019, Castelão Reserva 2021, Merlot Reserva 2020, Sem Título Branco, Sem Título Rosé, APG Grande Reserva 2020, e Merlot Grande Reserva 2019. Entre as novidades destacam-se o Da Bica Tinto 2021, o Da Bica Rosé 2024 e o Sem Título Rosé. Está ainda previsto o lançamento do TPG Grande Reserva, uma homenagem à matriarca da família.

A produção dos vinhos Monte da Bica está nas mãos de dois enólogos: André Herrera, enólogo consultor e Madalena Torres Pereira, enóloga residente.

Mais Artigos