A Helexia, multinacional francesa de soluções de transição energética e subsidiária da Voltalia, angariou a segunda tranche do seu programa de financiamento no valor de 50 milhões de euros. O financiamento será destinado a 240 novas instalações fotovoltaicas em França, Itália, Bélgica, Espanha e Portugal. No mercado português estão contemplados 11 projetos, com uma capacidade conjunta de sete megawatts.
Citado em comunicado o diretor-geral da Helexia Portugal, Luís Pinho, salientas que “este é também um reforço do nosso posicionamento estratégico em Portugal, onde temos vindo a crescer a um ritmo bastante positivo. Contamos ultrapassar a marca dos 100 MWp num futuro muito próximo”.
O CEO da Helexia, Benjamin Simonis, realça que “é um marco importante na nossa trajetória de crescimento, que demonstra a robustez do modelo que temos vindo a implementar, e o compromisso dos nossos parceiros que estão ao nosso lado para acelerar a transição energética na Europa”.
Em Portugal, a multinacional já conta com 107 projetos de autoconsumo em operação, que representam um total de 71,17 MWp de potência instalada. Estes sistemas já produziram mais de 150 GWh de energia limpa. A nível global, a empresa conta com mais de 450 MW em operação, um portfólio de dois mil projetos solares, mais de 1.310 GWh produzidos e 356 mil toneladas de CO₂ evitadas.
No mesmo comunicado pode ler-se que a operação foi financiada pela La Banque Postale e pela Bpifrance “que reafirmam assim a sua confiança na estratégia de desenvolvimento sustentável seguida pela empresa”.