Foi em novembro de 2001 que foi lançado o primeiro filme inspirado na saga literária de Harry Potter, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. À época, os livros da britânica J.K Rowling, publicados desde 1997, já eram adorados pelo público, mas com a adaptação ao grande ecrã, o sucesso das histórias dos feiticeiros em Hogwarts atingiu os píncaros – todos os oito filmes inspirados nos sete livros de Harry Potter se encontram na lista dos 100 filmes de maior bilheteira da história.
Vinte anos depois, também os livros são best-sellers – a história de Harry Potter e dos seus amigos e inimigos tornou-se a série de livros mais vendida de todos os tempos, com 500 milhões de cópias em 200 países, tendo acumulado cerca de 7,74 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros) de receitas a nível internacional.
Mesmo depois de o último livro ter sido publicado há 14 anos (com “Harry Potter e os Talismãs da Morte, em 2007) e de o capítulo final no cinema ter sido exibido há dez anos (com “Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2” que em português teve o título de “Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2”, em 2011), a franquia continua a render frutos.
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi, por exemplo, relançado na China em agosto do ano passado (na reabertura das salas após o confinamento compulsivo devido à pandemia), tendo sido um êxito incrível. Em apenas três dias e segundo dados da consultora Artisan Gateway, o primeiro dos oito filmes sobre o feiticeiro arrecadou cerca de 11,5 milhões de euros nas cerca de 16 mil salas de cinema em que foi reposto, inclusive em formatos IMAX e 3D.
Esta reposição fez com que a película “Harry Potter e a Pedra Filosofal” chegasse à marca de mil milhões de dólares arrecadados a nível global (cerca de 883 milhões de euros).
“A Pedra Filosofal” tornou-se, de resto, o segundo filme da franquia a alcançar essa marca. “Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2” foi o primeiro (com 1,34 mil milhões de dólares, cerca de 1,2 mil milhões de euros), sem ajustes.
No geral, a saga de Harry Poter proporcionou 7,74 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros) em receitas de bilheteira nos cinemas.
Harry Potter já teve, entretanto, outras duas produções inspiradas no mundo mágico da personagem: uma peça de teatro (“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”) e dois filmes da série Animais fantásticos (“Fantastic Beasts and Where to Find Them” e “Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald”), os quais têm sequência marcada para 2022, com “Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore” (“Animais Fantásticos: Os segredos de Dumbledore”).
Poder da magia vai além dos filmes e dos livros
Contudo, o poder mágico de Harry Potter fazer dinheiro vai muito além dos livros e dos filmes. Esta série “Fantastic Beasts” está prevista que seja composta por cinco cilmes, pelo que depois do lançamento de 2022, outros dois ainda serão produzidos no futuro.
À semelhança da Disney, também Harry Potter possui diferentes parques temáticos no mundo: dois parques temáticos em Orlando (“Universal’s Islands of Adventure” em que se visita o castelo de Hogwarts e explora a vila de Hogsmeade; e “Universal Studios Florida” num passeio pela Diagon Alley) e um parque em Londres (“Warner Bros. Studio Tour – Harry Potter” (que reúne os cenários e figurinos que foram usados durante a produção dos oito filmes).
Há ainda uma quantidade infindável de produtos licenciados dos mais diferentes tipos (desde utensílios de cozinha a peças de Lego, videojogos e acessórios) que ajudam, igualmente, com que a saga nunca envelheça ou deixe de ser rentável.
Do ponto de vista comercial, o marco de vinte anos que agora se atinge desde a estreia nos cinemas de Harry Potter, faz com que este seja o momento oportuno para o imaginário de Hogwarts e da sua vasta legião de personagens renda mais ainda. E ainda por cima estamos a menos de um mês do Natal.
Neste timing, o mercado voltou a acolher o lançamento de diversas coleções à volta de Harry Potter e dos outros personagens do universo de Hogwarts: desde os seus amigos Hermione Granger, Rony Weasley e Neville Longbottom, aos professores Albus Dumbledore ou Severus Snape, passando pelas figuras misteriosas da saga como Sirius Black ou das diversas criaturas mágicas que povoam a série, terminando no seu inimigo Lord Voldemort.
Confira algumas das novidades:
⚡ Coleção de cozinha da Le Creuset
A fabricante francesa de utensílios de cozinha de luxo, Le Creuset, conhecida pelas suas panelas coloridas de ferro fundido, está a lançar uma coleção completa inspirada em Harry Potter, em parceria com a Warner Bros. Consumer Products.
De edição limitada, a linha inclui: um conjunto de panelas com pegas especiais (uma em formato da cicatriz do personagem principal, por 399 euros, e outro com a forma da bola de Quidditch, por 299 euros), um conjunto de espátulas inspiradas em varinhas mágicas (75 euros), um descanso de colher Deathly Hallows (35 euros), uma pega de panela decorada com as quatro casas de Hogwarts (50 euros) e uma chaleira do comboio Expresso de Hogwarts (119 euros). Há ainda uma travessa com tampa retangular Lord Voldemort (139 euros), conjunto de pratos pequenos Hogwarts (80 euros) e um conjunto de canecas mágicas (99 euros).
⚡ Smartwatch da One Plus
A marca chinesa de smartphones One Plus lançou um relógio inteligente inspirado em Harry Potter, com um mostrador em formato do brasão de Hogwarts e um fundo com o padrão das quatro casas de feitiçaria. A pulseira em couro também tem o símbolo da escola de magia em alto relevo. De edição limitada, este smartwatch tem venda exclusiva à Índia, mercado onde custa 17 mil rúpias indianas, cerca de 200 euros.
⚡ Ícones de Hogwarts da Lego
O universo de Harry Potter já é tema antigo de produtos Lego, com dezenas de sets que podem chegar a mais de seis mil peças – como a icónica versão do castelo de Hogwarts. Mas para além dos clássicos já conhecidos, a marca lançou um conjunto especial de colecionador para comemorar o aniversário da saga cinematográfica: a coleção Ícones de Hogwarts, que reúne em mais de três mil peças os momentos marcantes das duas décadas de história do feiticeiro e dos seus amigos.
O destaque principal fica por conta da coruja Hedwig, que carrega uma carta-convite de Hogwarts. O set apresenta ainda os óculos e a varinha de Harry, a bandeja de poções de Hermione, o sapo de chocolate de Ron, a Snitch dourada, o diário de Tom Riddle, um cachecol e três mini personagens – Albus Dumbledore, Minerva McGonagal e Rubeus Hagrid. Este conjunto custa 249,99 euros.
⚡ Personagens Funko Pop
Outro item que os fãs de Harry Potter já conhecem muito bem são os Funko Pops, com uma vasta variedade de personagens transformados nestes bonecos de cabeça grande. Em novembro de 2021, para os 20 anos do primeiro filme, a marca aumentou ainda mais o seu catálogo da saga, com opções inéditas de colecionáveis com novos designs e momentos icónicos. A lista inclui bonecos de Harry ensanguentado com a pedra filosofal, com as cartas-convite para a escola de feitiçaria e o carrinho de malas para a viagem na plataforma 9 ¾; Dumbledore com uma escultura de Hogwarts; Ron Weasley enrolado nas plantas trepadeiras armadilha-do-diabo e até Cedric Diggory, entre outros.
⚡ Óculos da Chilli Beans
Em parceria com a Warner Bros. Consumer Products, a marca Chilli Beans desenvolveu uma gama de 40 armações e 10 relógios inspirados em personagens, casas, feitiços e poções do universo de Harry Potter. Um dos destaques da coleção são os óculos escuros com hastes que mudam de cor ao contato com o calor, revelando um novo padrão; e a armação do feitiço “Expecto patronum”, cujas hastes criam um efeito visual inspirado no feitiço com o mesmo nome, que cria uma animação ao movimentar a haste.
Lord Voldemort, Sirius Black, os devoradores da morte, as varinhas e o Quidditch são alguns dos elementos da trama que também marcam presença nesta coleção. Preços a partir de 33 euros, na loja brasileira da Chilli Beans.
⚡ HBO com especiais 20 anos Harry Potter
Ainda no contexto do 20º aniversário do primeiro filme de Harry Potter, a HBO Max anunciou a reunião do realizador Chris Columbus e dos atores Daniel Radcliffe (“Harry Potter”), Rupert Grint (“Ron Weasley”) e Emma Watson (“Hermione Granger”) para uma produção (“Harry Potter 20th Anniversary: Return to Hogwarts”), a estrear nos EUA em 1 de janeiro de 2022.
Consiste num especial de 90 minutos sobre o processo por detrás da criação do primeiro filme e de toda a magia envolvida neste projeto e conterá múltiplas entrevistas a diferentes membros do elenco, incluindo Helena Bonham Carter (“Bellatrix Lestrange”), Robbie Coltrane (“Hagrid”), Ralph Fiennes (“Voldemort”), Jason Isaacs (“Lucius Malfoy”), Gary Oldman (“Sirius Black”), Imelda Staunton (“Dolores Umbridge”), Tom Felton (“Draco Malfoy”), James Phelps (“Fred Weasley”), Oliver Phelps (“Jorge Weasley”), Mark Williams (“Arthur Weasley”), Bonnie Wright (“Gina Weasley”), Alfred Enoch (“Dean Thomas”), Matthew Lewis (“Neville Longbottom”), Evanna Lynch (“Luna Lovegood”) e Ian Hart (“Professor Quirrell”).
Mas há ainda mais: a HBO Portugal vai estrear em território nacional “Harry Potter: Hogwarts Tournament of Houses”. Trata-se de uma série de competição em quatro partes que “irá desvendar os fãs do mundo da feitiçaria dispostos a pôr à prova os seus conhecimentos sobre Harry Potter, pela derradeira honra de serem considerados campeões da Taça da Casas”, refere a HBO.
Esta série televisiva estará disponível na plataforma de streaming HBO, a partir de 29 de novembro (primeiro episódio) e 6 de dezembro (segundo episódio).
Para quem tem dúvidas, esta é mais uma das muitas provas dadas nestas duas décadas de que a magia de Hogwarts não tem mesmo fim!