O ex-presidente Donald Trump terminou os primeiros seis meses de 2024 com mais dinheiro em caixa do que os seus adversários, mesmo quando o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris angariaram mais dinheiro – embora os números mais recentes sugiram que Harris aumentou a diferença em relação a Trump desde que Biden desistiu e ela escolheu o governador do Minnesota Tim Walz como seu companheiro de corrida.
O comité de campanha de Biden – agora Harris – angariou 284,1 milhões de dólares e o comité de campanha de Trump angariou 217,2 milhões de dólares no total entre janeiro de 2023 e 30 de junho de 2024, a data mais recente para a qual estão disponíveis os registos da Comissão Eleitoral Federal.
Trump terminou junho com uma vantagem em dinheiro sobre a campanha Biden/Harris, no entanto, com 128,1 milhões de dólares em dinheiro em mãos contra os 96 milhões de dólares da campanha democrata.
Os números iniciais de julho sugerem que Harris eliminou a vantagem de Trump em termos de dinheiro, com a sua campanha a declarar que angariou 310 milhões de dólares no mês passado, com 377 milhões de dólares em dinheiro – o que também inclui o dinheiro angariado pelo Comité Nacional Democrata e outros grupos afiliados – e a campanha de Trump a declarar que angariou apenas 138 milhões de dólares entre a campanha e os grupos afiliados, mas tem 327 milhões de dólares em dinheiro.
O facto de Harris ter anunciado Walz como seu candidato a vice-presidente também contribuiu para a angariação de fundos, tendo a campanha comunicado na quarta-feira que angariou 36 milhões de dólares nas 24 horas que se seguiram ao anúncio do candidato.
O comité de campanha de Biden foi renomeado para Harris quando ele desistiu e a apoiou, e embora Trump tenha contestado isso junto da Comissão, não se espera que a sua contestação tenha impacto na eleição.
Muitos dos principais doadores também financiam grupos políticos independentes, como os super PACs, que não estão sujeitos ao limite de 6.600 dólares por pessoa da Comissão para doações diretas de campanha. A situação desses grupos não é clara desde que Harris entrou na corrida.
Cerca de 255,9 milhões de dólares tinham sido angariados pelos 10 principais comités de ação política que apoiavam Trump a 30 de junho, tal como identificados pela OpenSecrets, que, uma vez que a maioria deles são super PACs, podem gastar dinheiro com o candidato, mas não podem coordenar-se diretamente com a campanha.
Nove PACs externos que estão agora a apoiar Harris angariaram 164,6 milhões de dólares até 30 de junho, embora isso tenha sido antes de ela ter anunciado a sua candidatura, o que inclui tanto super PACs como PACs híbridos que podem doar algum dinheiro diretamente à sua campanha.
(Com Forbes Internacional/Alison Durkee)