A vice-presidente Kamala Harris lidera contra o antigo presidente Donald Trump por dois pontos numa das primeiras novas sondagens realizadas depois de o presidente Joe Biden ter abandonado a corrida.
Harris tem uma vantagem de 44% contra 42% sobre Trump numa sondagem da Reuters/Ipsos realizada na segunda e terça-feira entre 1.018 eleitores registados (margem de erro de 3).
Harris lidera por uma margem ainda maior de quatro pontos (42%-38%) num hipotético confronto com Trump quando Robert F. Kennedy Jr. (8%) está na votação.
A sondagem anterior dos grupos, realizada entre 15 e 16 de julho, revelou que Harris e Trump estavam empatados a 44%, enquanto uma sondagem realizada entre 1 e 2 de julho revelou que Trump liderava por um ponto – embora não seja claro como é que as sondagens realizadas quando Harris ainda era apenas uma candidata hipotética serão diferentes das realizadas depois ela se ter tornado a provável candidata.
Em contraste com o sentimento em torno da aptidão mental de Biden, 56% dos eleitores afirmaram que Harris era “mentalmente perspicaz e capaz de lidar com desafios”, em comparação com 49% que disseram o mesmo sobre Trump e 22% para Biden.
A maior parte das sondagens realizadas antes de Biden ter colocado um fim à sua candidatura revelaram que o presidente e Harris tinham praticamente o mesmo desempenho face a Trump, que tinha aumentado ligeiramente a sua pequena vantagem sobre Biden na sequência do desastroso desempenho de Biden no debate de junho.
Uma sondagem Forbes/HarrisX realizada de 19 a 21 de junho mostra Trump a liderar tanto Biden como Harris por seis pontos, um salto de dois pontos na sua liderança sobre Harris e um aumento de quatro pontos na sua liderança sobre Biden desde a sondagem anterior dos grupos realizada de 13 a 15 de julho. Uma sondagem da CBS News/YouGov realizada na semana passada mostrava Trump a liderar Harris por três pontos e Biden por cinco. No entanto, uma sondagem Economist/YouGov realizada entre 13 e 16 de julho revelou que Biden perderia para Trump por 41%-43%, enquanto Harris teria um desempenho ligeiramente pior, perdendo para Trump por 39%-44%.
(Com Forbes Internacional/Sara Dorn)