A vice-presidente Kamala Harris subiu quatro pontos percentuais em relação ao antigo Presidente Donald Trump na primeira grande sondagem realizada após a Convenção Nacional Democrata.
Harris lidera Trump (48% contra 44%) numa sondagem da Morning Consult realizada entre 23 e 25 de agosto, resultados que refletem a sondagem do grupo realizada entre 16 e 18 de agosto antes da convenção democrata, que terminou na quinta-feira em Chicago.
A sondagem é a mais recente a mostrar uma mudança a favor dos democratas desde a entrada de Harris na corrida. Harris tinha uma vantagem de três pontos sobre Trump (46% – 43%) numa sondagem Economist/YouGov de eleitores registados, realizada entre 17 e 20 de agosto e divulgada na quarta-feira, sensivelmente semelhante à vantagem de Harris (46% – 44%) cerca de uma semana antes.
Harris liderou Trump por 49% – 45% entre os eleitores registados e por 51% – 45% entre os prováveis eleitores numa sondagem da Ipsos, ABC News e The Washington Post divulgada a 18 de agosto.
Numa sondagem da CBS e da YouGov, também divulgada a 18 de agosto, Harris tinha uma vantagem de três pontos sobre Trump entre os prováveis eleitores (51% – 48%), embora os candidatos estivessem empatados nos 50% nos estados onde a cor política pode tender para qualquer um dos lados.
Harris lidera por 50% – 46% numa sondagem do Emerson College com 1000 eleitores prováveis, divulgada a 15 de agosto.
Apenas uma grande sondagem nas últimas duas semanas, realizada pela Fox News e divulgada a 15 de agosto, revelou que Trump lidera por 50% – 49%.
Trump lidera em pelo menos oito outras sondagens desde que o Presidente Joe Biden abandonou a corrida, mas a maioria mostra Harris a reduzir a vantagem de Trump sobre Biden e o seu índice de aprovação a subir desde que anunciou a sua candidatura.
Trump lidera por um ponto (48% – 47%) numa sondagem do New York Times/Siena realizada entre 22 e 24 de julho, por dois pontos (49% – 47%) numa sondagem do Wall Street Journal realizada entre 23 e 25 de julho e por dois pontos (47% – 45%) numa sondagem online HarrisX/Forbes divulgada em 26 de junho.
(Com Forbes Internacional/Sara Dorn)