O bem-estar dos colaboradores das empresas é um assunto cada vez mais crítico e fator de retenção de talento.
Com esse objetivo e num contexto de empresas bastante diversas, as grandes empresas começaram a incorporar na gestão dos seus recursos humanos profissionais cuja função estrita é garantir a satisfação geral e que os elementos das equipas tenham tudo o que necessitam para se focarem no seu trabalho.
O hub tecnológico que o Grupo Volkswagen tem sediado em Portugal, a Volkswagen Digital Solutions (VWDS), é um desses casos, dispondo no seu “staff” de pessoas exclusivamente dedicadas a olhar pelo bem-estar e felicidade dos colaboradores, os chamados “Happiness Managers”.
No caso da VWDS são oito os “gestores de felicidade”, os quais trabalham de perto com os Office Managers e os People Business Partners da equipa de RH.
Os Happiness Managers da VWDS vão participar no World Happiness Summit de 24 a 26 de março, em Itália.
Os Happiness Managers podem ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo com foco na felicidade dos trabalhadores, o que pode conduzir a melhores resultados e a equipas mais fortes, maior produtividade e atração e retenção de talento.
As principais funções dos Happiness Managers no dia a dia passam por promover o bem-estar, o empenho e a satisfação dos trabalhadores no local de trabalho; organizar eventos, atividades e iniciativas que promovam uma cultura de trabalho positiva; fornecer apoio e recursos para ajudar os colaboradores a melhorarem o seu equilíbrio e gerir stress do dia-a-dia; e trabalhar de forma integrada com equipa de RH – People Business Partners e Office Managers.
“Promovemos um ambiente acolhedor e seguro, dando todo o apoio e condições para uma integração mais rápida e contínua na empresa. Em suma, o nosso trabalho consiste em criar e manter um ambiente de trabalho positivo e mais produtivo, com espaço para momentos divertidos que ficam na memória!”, afirmam Margarida Martins e Marisa Lopes, Happiness Managers na MAN Digital Hub, Volkswagen Digital Solutions.
Dependendo do departamento, as ações e implementação de ideias são feitas de forma customizada para que se possa responder ao desafio da diversidade de equipas e projetos, refere a VWDS.
Garantir o material e conforto necessário, ajudar a procurar alojamento, são apenas alguns exemplos. Mas a principal função é sentir o pulso da equipa e fazer pequenos “mimos” que causem o efeito “uau”. São ações que têm um impacto significativo nas equipas e essenciais ao seu crescimento e gestão.
“Como exemplo de ideias fora da caixa que tornámos reais, tivemos um massagista em cada escritório durante a ‘Wellbeing Week’. Tirar estas ideias do papel só é possível com pessoas 100% dedicadas a iniciativas de bem-estar para potenciar sentimentos positivos e – o nosso objetivo – a felicidade no local de trabalho. Somos uma peça do puzzle que permite uma maior produtividade, equipas coesas e equilíbrio da vida profissional e pessoal”, diz Patrícia Rijo, People Business Partner na Volkswagen Digital Solutions.
Como complemento ao bem-estar dos colaboradores, existem outras duas posições – People Business Partners, parte da equipa de RH, que atuam como ponte entre os colaboradores e equipa de gestão para abordar quaisquer questões ou preocupações e ajudam a desenvolver competências e carreiras; e Office Managers, que garantem que o escritório e o ambiente de trabalho estão em condições ideais para que os trabalhadores possam ser mais produtivos.
“O nosso maior ‘asse’t são as pessoas e a nossa cultura. Os nossos Happiness Managers que têm o propósito de cultivar o bem-estar e a absorção deste sentimento de pertença à família VWDS, são cruciais e indispensáveis para o caminho que queremos percorrer – sermos unidos, bem-sucedidos e ‘realizados’ na nossa vida – pessoal e profissional – acima de tudo”, explica Rui Martins, Responsável da marca Volkswagen Digital Solutions.