A Volkswagen Veículos Comerciais celebra os 70 anos da sua fábrica principal em Hannover, na Alemanha, unidade onde teve início, a 8 de março de 1956, a produção do primeiro Volkswagen Transporter T1, modelo que viria a ficar conhecido como “Pão de Forma”. Sete décadas depois, a mesma unidade prepara-se para produzir veículos autónomos em série.
A fábrica de Hannover tornou-se ao longo das décadas um dos centros industriais mais importantes do Grupo Volkswagen e deverá produzir ainda este ano o seu veículo número 11 milhões.
Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG, salienta que “a fábrica de Hannover representa uma história rica em tradição e progresso tecnológico: afirmou-se com sucesso como um centro de mobilidade elétrica e, ao mesmo tempo, tem capacidade para integrar todos os tipos de motorização. Fundada em 1956, a fábrica irá produzir este ano o seu veículo número onze milhões. E, em 2027, a equipa de Hannover dará início à produção em série do ID. Buzz AD – o primeiro veículo autónomo de produção em série totalmente autónomo na Europa.”
A unidade é atualmente responsável pela produção de modelos como o ID. Buzz, o ID. Buzz Cargo e a Multivan, incluindo versões Diesel e híbridas plug-in. Nos últimos anos, a fábrica foi transformada num polo de mobilidade elétrica, acompanhando a estratégia de eletrificação do grupo.

Richard Slovak, diretor da fábrica de Hannover, destaca o papel dos trabalhadores da unidade: “Tudo isto é possível graças aos nossos colaboradores nesta unidade – os construtores do Pão de Forma que, com grande empenho e um know-how de excelência, garantem que modelos de alta tecnologia como o ID. Buzz ou a nova Multivan eHybrid 4MOTION ganhem vida em Hannover.”
Atualmente, cerca de 13.000 pessoas trabalham na unidade, que ocupa uma área de aproximadamente 1,1 milhões de metros quadrados.
A fábrica prepara agora um novo capítulo na sua história com a pré-produção do ID. Buzz totalmente autónomo, conhecida como versão AD. Esta fase marca o início da industrialização de veículos de mobilidade autónoma na Europa.
História ligada ao Transporter
A história da fábrica de Hannover está profundamente ligada à evolução do Transporter. O primeiro T1 começou a ser produzido em Wolfsburg em 1950, juntamente com o Carocha, mas o sucesso do modelo levou a Volkswagen a construir uma unidade dedicada em Hannover.
A decisão foi tomada em 1955 por Heinrich Nordhoff, então diretor-geral da Volkswagenwerk AG, e a fábrica foi erguida em apenas um ano, num contexto de forte expansão económica na Alemanha do pós-guerra. O primeiro T1 saiu da linha de produção a 8 de março de 1956.
Desde então, a unidade produziu sucessivas gerações do modelo, do T1 ao T6.1. Atualmente, a sétima geração desta família assenta em três pilares: o ID. Buzz, a Multivan e o Transporter/Caravelle.
O ID. Buzz tornou-se um dos modelos mais relevantes produzidos na unidade. Em 2025, as entregas cresceram 102% face ao ano anterior. O modelo assinalou também o regresso do “Pão de Forma” ao mercado norte-americano, sendo as versões destinadas aos Estados Unidos e ao Canadá igualmente produzidas em Hannover.
Também a Multivan registou crescimento, com um aumento de 31% nas vendas em 2025. Este modelo serve ainda de base à mais recente geração da California, apresentada em 2024. A partir do verão de 2026, a produção desta versão camper passará a estar totalmente integrada na fábrica principal de Hannover.
A localização da unidade foi escolhida por razões logísticas. Hannover situa-se a cerca de uma hora de Wolfsburg e possui ligações diretas às principais autoestradas alemãs, à rede ferroviária e ao Canal Mittelland, que conecta a fábrica à rede europeia de vias navegáveis interiores.
A Volkswagen Veículos Comerciais afirma ainda estar a avançar com a transformação sustentável da unidade. A estratégia energética da fábrica inclui a utilização de eletricidade proveniente exclusivamente de fontes renováveis e a integração de uma central de cogeração a biomassa.





