A ronda de investimento série D no valor de 189 milhões de dólares (168 milhões de euros) permitiu que a Sword Health tenha atingido o estatuto de unicórnio em tecnologias de saúde, encontrando-se avaliada em 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros).
Esta mais recente ronda de investimento foi liderada pela empresa capital de risco focada em tecnologia Sapphire Ventures, com a participação de novos investidores Sozo Ventures, Willoughby Capital, ADQ e Localglobe, e de todos os principais investidores, incluindo General Catalyst, Khosla Ventures, Founders Fund, Bond, Transformation Capital e Green Innovations.
A Sword Health desenvolveu uma solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas.
Esses 189 milhões de dólares (168 milhões de euros) de financiamento dividiram-se numa ronda principal de 163 milhões de dólares (145 milhões de euros), a qual foi fortemente subscrita, resultando na compra de 26 milhões de dólares adicionais (23 milhões de euros), numa transação secundária que impulsionou a avaliação para dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros).
“A abordagem da Sword Health para resolver distúrbios músculo-esqueléticos é verdadeiramente diferenciada. O seu modelo único de terapeuta digital que inclui um dispositivo listado pela FDA [Food and Drug Administration, n.d.r.], ganhou aceitação significativa no mercado, evidenciada por seu crescimento em doze vezes dos seus clientes”, aponta Rajeev Dham, parceiro da Sapphire Ventures.
Este reforço de investimento permitirá que a Sword expanda a sua atividade e recrute 300 colaboradores globalmente (Portugal incluído) durante os próximos meses.
“Através do nosso mercado e do trabalho com o cliente, percebemos que o Sword está a fornecer resultados clínicos tangíveis para levar uma vida mais saudável e feliz para os indivíduos e economias significativas de custos para os clientes – uma abordagem vencedora. Acima de tudo, estamos entusiasmados com a parceria com Virgílio Bento [fundador e presidente executivo da Sword Health. n.d.r.], um dos fundadores mais dedicados e esforçados que encontramos”.
Experiência pessoal traumática
“Comecei o Sword depois de uma experiência pessoal traumática em que vi, em primeira mão, os desafios que as famílias enfrentam quando precisam recuperar um ente querido”, afirma Virgílio Bento, fundador e CEO da SWORD Health.
Para além da sua solução de marca registada, o “Digital Therapist”, a Sword lançou recentemente uma solução clínica ponta a ponta mais completa – Sword + – com três recursos inovadores. Em primeiro lugar, “Ask a PT” é uma solução 24 horas por dia, 7 dias por semana, que conecta membros a fisioterapeutas para responder a perguntas gerais sobre dor física. Em segundo lugar, o “Digital Guardian” tem uma componente que monitoriza e corrige movimentos inseguros para evitar lesões no local de trabalho e, finalmente, a “Academia”, que é uma mistura de Masterclass e conteúdo educacional personalizado.
Criada em 2015 pelo português Virgílio Bento, a Sword Health é a “startup portuguesa mais rápida a atingir o estatuto de unicórnio”, indica a companhia.