Acaba de ser criada uma plataforma solidária com a missão e apoiar as vítimas da tempestade que se abateu sobre Portugal continental na madrugada do passado dia 28, situada no domínio Tempestadesos.com. A iniciativa partiu de um grupo de voluntários que já anteriormente tinha participado na criação de movimento de solidariedade como o Cama Solidária, durante a pandemia de Covid 19 ou o Portugal sem Chamas, em 2025. Este grupo de pessoas faz questão de sublinhar que o seu único objetivo é ajudar quem precisa neste momento de grande necessidade. Com o lema “Um movimento de pessoas por pessoas. Aqui ninguém fica para trás.”, a a iniciativa nasceu em menos de uma hora, desenvolvida por uma equipa de especialistas em Inteligência Artificial e Comunicação.
Ao combinar tecnologia, inteligência artificial e comunicação de crise, a plataforma pretende reduzir tempos de resposta, evitar duplicação de esforços e potenciar a solidariedade organizada, num momento em que muitas famílias enfrentam perdas materiais significativas e dificuldades no acesso a bens e serviços básicos.
A plataforma Tempestadesos.com foi desenhada para responder a necessidades essenciais, após uma tempestade devastadora, como energia, água, comunicações, abrigo e transporte. A ferramenta permite que qualquer pessoa possa pedir ajuda em apenas dois minutos ou oferecer apoio, através de um processo simples, rápido e acessível, já que esta faz o match entre quem precisa e quem pode ajudar, privilegiando a ligação entre pessoas da mesma zona geográfica.
A plataforma TempestadeSOS afirma-se como um ponto de encontro solidário, aberto a todos os que precisam de ajuda e a todos os que querem contribuir, seja com bens essenciais, alojamento temporário, apoio logístico ou técnico, geradores e combustíveis, materiais de construção, apoio às comunicações ou outros recursos. Ao combinar tecnologia, inteligência artificial e comunicação de crise, a plataforma pretende reduzir tempos de resposta, evitar duplicação de esforços e potenciar a solidariedade organizada, num momento em que muitas famílias enfrentam perdas materiais significativas e dificuldades no acesso a bens e serviços básicos.





