Grupo Art and Soul aposta nos hotéis temáticos para crescer

Foi em 2022 que se começou a desenhar um novo grupo hoteleiro, o Art and Soul, dedicado aos hotéis temáticos, estilo boutique. O grupo, composto atualmente por três unidades em funcionamento anunciou que adquiriu, no final de 2023, mais uma unidade, o Hotel da Bolsa, no Porto. Segundo António Gonçalves, administrador do grupo, “esta nova…
ebenhack/AP
O novo grupo hoteleiro, que adquiriu o primeiro espaço no Porto, em 2015, tem já três unidades de boutique hotel e comprou recentemente mais um espaço, o Hotel da Bolsa, no Porto, para remodelar.
Negócios

Foi em 2022 que se começou a desenhar um novo grupo hoteleiro, o Art and Soul, dedicado aos hotéis temáticos, estilo boutique. O grupo, composto atualmente por três unidades em funcionamento anunciou que adquiriu, no final de 2023, mais uma unidade, o Hotel da Bolsa, no Porto. Segundo António Gonçalves, administrador do grupo, “esta nova unidade integrará a marca, na sua plenitude, após uma remodelação significativa do edifício que está prevista acontecer a curto prazo”. Não foi divulgado o investimento que será realizado neste novo espaço situado na capital do norte.

Vista interior do Lisboa Pessoa Hotel, no Largo do Carmo.

No total, o grupo que emprega cerca de 150 colaboradores, disponibiliza uma oferta de 185 quartos, distribuídos por três hotéis temáticos que pretendem retratar a identidade da cultura portuguesa. Este segmento foi criado em 2015, com o primeiro hotel adquirido, o Porto A.S. 1829 Hotel, que retrata e homenageia a história da Papelaria Araújo & Sobrinho, uma das papelarias mais antigas da Europa e que está na mesma família há cinco gerações. “Foi imprescindível não só manter a papelaria, como atribuir-lhe um papel fundamental, sendo fonte da nossa inspiração e uma forma de manter a sua história viva. É uma loja que faz parte do comércio tradicional e é património local, fazendo parte da história da cidade do Porto”, explica, em comunicado, o administrador do grupo.

Dois novos hotéis em 2016

Em junho 2016, juntou-se a este o Évora Olive Hotel, projeto que reabilitou um edifício histórico da cidade, o Centro Comercial Eborim. O espaço, que surgiu como uma homenagem à oliveira e ao azeite, pretende dar a conhecer aos hóspedes a cultura alentejana, através dos espaços culturais, dos trajes, da gastronomia, dos vinhos e das paisagens. Nesse mesmo ano, surgiu a terceira unidade, desta vez na capital, o Lisboa Pessoa Hotel. Inspirado na vida e obra de Fernando Pessoa situa-se próximo de uma das suas antigas moradas, junto ao Largo do Carmo, no mesmo local da Tipografia do Comércio, onde foi impressa a revista Orpheu.

Lobby do Évora Olive Hotel.

“Sempre considerámos que os hotéis são muito mais do que espaços físicos onde se dorme e se toma o pequeno-almoço. Devem ser espaços que proporcionam uma experiência. Assim, as temáticas dos nossos hotéis não se baseiam apenas em elementos decorativos – esse é apenas um dos elementos de um hotel temático. Mas também são importantes as experiências que se criam à volta da temática e que os visitantes podem vivenciar, seja num evento, passeio, uma partilha que o colaborador da unidade possa fazer relativa à temática, à história e à cultura”, explica António Gonçalves.

Mais Artigos