A Green One Capital e a Riverview Capital, assinaram um acordo de cooperação para o lançamento do novo fundo private equity ‘Growth Fund’ com o objetivo de captar 100 milhões de euros nos mercados internacionais, para investir em Portugal. O fundo, cujo chairman é Pedro Cardoso, aposta no investimento nos setores do turismo, hospitalidade e residencial, com foco em Lisboa e Alentejo.
O pipeline de oportunidades conta já com um projeto em desenvolvimento e mais dois projetos com arranque esperado na segunda metade de 2022. A estratégia passa por criar um portfólio que prioriza a segurança e estabilidade do investidor, e que permita a distribuição de rendimentos do fundo, o mais cedo possível.
Aprovado e regulado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Growth Fund destina-se a ser apresentado tanto a investidores Golden Visa como investidores institucionais internacionais, que queiram investir em Portugal. A previsão é conseguir as primeiras subscrições de dez investidores já em fevereiro de 2022.
A administração do fundo fica a cargo da Green One Capital, sociedade de capital de risco, que opera em Portugal desde 2016, detida pelo Emerald Group que sofreu um reposicionamento estratégico e conta com uma equipa com vasta experiência internacional acumulada em capital de risco e banca de investimento.
O promotor, Riverview Capital, é uma empresa irlandesa de investimento financeiro e imobiliário com mais de 75 anos de experiência, concentrada no desenvolvimento ativo de projetos residenciais e hoteleiros de alta qualidade em Portugal e Espanha.
Citado no comunicado, James Ferris, da Riverview Capital sublinha que “o Fundo Growth é o resultado do amadurecimento dos investimentos que temos vindo a fazer e reflete o compromisso do Grupo com Portugal enquanto jurisdição de investimento.”
Por seu turno, Pedro Jordão administrador da Green One Capital, acrescenta que: “Ficámos particularmente sensibilizados pela confiança depositada e possibilidade de desenvolver um conjunto de projetos com impacto no nosso mercado, com uma empresa com quem partilhamos uma visão clara e objetiva dos projetos, como a Riverview”.