Graham’s abre inscrições para concurso internacional Blend Series 2026

A Graham’s Port, marca histórica de Vinho do Porto com mais de 200 anos e pertencente à Symington Family Estates, abriu oficialmente as inscrições para a 5ª edição do Graham’s Blend Series, um concurso internacional de cocktails dedicado à inovação e à criatividade na mixologia com Vinho do Porto. A iniciativa, que soma já quatro…
ebenhack/AP
A Graham’s Port anunciou a abertura das inscrições para a 5ª edição do concurso internacional Graham’s Blend Series, que desafia bartenders de todo o mundo a criar cocktails com Vinho do Porto e cuja final global está marcada para maio de 2026, no Porto.
Forbes Life

A Graham’s Port, marca histórica de Vinho do Porto com mais de 200 anos e pertencente à Symington Family Estates, abriu oficialmente as inscrições para a 5ª edição do Graham’s Blend Series, um concurso internacional de cocktails dedicado à inovação e à criatividade na mixologia com Vinho do Porto.

A iniciativa, que soma já quatro edições, propõe uma abordagem contemporânea ao Vinho do Porto e convida bartenders e mixologistas de vários países a desenvolverem cocktails originais a partir dos vinhos Graham’s Blend Nº5 Branco e Graham’s Blend Nº12 Ruby. O objetivo passa por explorar a versatilidade destes blends em contextos de mixologia moderna, sem perder de vista a identidade do produto.

A fase inicial do concurso já está em curso e, em Portugal, as inscrições podem ser submetidas até 13 de fevereiro de 2026, através do site da marca. Para participar, os candidatos devem apresentar o nome do cocktail, uma descrição, a receita detalhada e uma fotografia da criação.

Após o fecho das inscrições, o concurso avança para as competições nacionais, que decorrerão entre fevereiro e abril de 2026. Os concursos nacionais da edição de 2026 vão realizar-se no Reino Unido, Lituânia, Holanda, Alemanha, Portugal, Coreia do Sul, República Checa, Cazaquistão, Islândia, Brasil e Canadá. Em Portugal, a eliminatória nacional está prevista para março de 2026, no Porto.

Destas eliminatórias resultarão onze finalistas, selecionados por um painel internacional de jurados especialistas, que garantem presença na final global, agendada para os dias 10 a 12 de maio de 2026, no Porto.

A Final Global vai realizar-se entre 10 e 12 de maio de 2026, no Porto.

A final global estende-se por três dias e inclui um programa de imersão no universo da Graham’s, com atividades em Vila Nova de Gaia e no Vale do Douro, região de origem do Vinho do Porto. O vencedor receberá um prémio monetário de 2.000 euros, stock de Graham’s Blend Nº5 e Blend Nº12 e um convite para representar a marca num Guest Shift organizado pela Graham’s.

Charlotte Symington, membro da quinta geração da família Symington e diretora de marketing da Graham’s, sublinha o papel do concurso na ligação do Vinho do Porto às novas gerações: “O Graham’s Blend Series tem sido uma extraordinária plataforma para mostrar a versatilidade do Vinho do Porto e a criatividade dos bartenders a nível global. É inspirador ver como profissionais de diferentes países reinterpretam os nossos blends, criando cocktails inovadores que respeitam a herança da marca, mas falam a linguagem da mixologia contemporânea.”

Fundada em 1820, a W & J Graham’s é reconhecida internacionalmente pela produção de Vinhos do Porto Vintage, bem como por uma gama que inclui Tawny Envelhecidos, Late Bottled Vintage, Reservas e o Vinho do Porto Vintage Quinta dos Malvedos. A marca é atualmente propriedade da Symington Family Estates, grupo familiar com forte presença no setor do Vinho do Porto e do Douro.

Mais Artigos