Governo atribui 6.112 milhões de euros ao turismo

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou o Plano Reativar o Turismo| Construir o Futuro que prevê um investimento de mais de 6.100 milhões de euros no setor. Durante a apresentação pública do plano, Pedro Siza Vieira explicou que o objetivo “é chegarmos a 2027 no nível que projetámos em…
ebenhack/AP
O "Plano Reativar o Turismo| Construir o Futuro" prevê o crescimento da receita turística para os 27 mil milhões de euros em 2027.
Economia

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, anunciou o Plano Reativar o Turismo| Construir o Futuro que prevê um investimento de mais de 6.100 milhões de euros no setor.

Durante a apresentação pública do plano, Pedro Siza Vieira explicou que o objetivo “é chegarmos a 2027 no nível que projetámos em 2017. Em 2017 projetámos um ritmo de crescimento da receita turística que atingisse 27.000 milhões de euros em 2027”. E acrescentou que “a crise podia-nos deixar abaixo deste objetivo. O nosso plano visa colocar-nos nesse nível e até, se possível, superá-lo”.

De acordo com o ministro da Economia, do total de 6.112,24 milhões de euros de investimento previsto no Plano a maior parte de 4.075 milhões de euros, será assegurada pelo Banco Português do Fomento, que irá disponibilizar três mil milhões de euros para apoios às empresas e 1.075 milhões para o seu financiamento.

Pedro Siza Vieira detalhou que “neste momento estimamos as necessidades de apoio público em cerca de três mil milhões de euros, mas este valor ainda é estimado e será afinado nas próximas semanas”.

Neste montante, está previsto soluções para capitalização das empresas, uma garantia pública para refinanciamento/reescalonamento das moratórias e uma linha de crédito com garantia para financiamento de necessidades de tesouraria, de forma a apoiar a retoma da atividade das empresas do setor turístico.

O Plano Reativar o Turismo| Construir o Futuro prevê ainda medidas dirigidas ao financiamento das empresas, no valor total de 1.075 milhões de euros, tendo aqui o Banco Português de Fomento “um protagonismo essencial”, desde logo na garantia do “acesso a linhas e a operações diversas que permitam às empresas conseguir financiamento para o investimento produtivo terão que fazer”, salientou Siza Vieira.

Neste plano para revitalizar o setor turístico haverá uma aposta em impulsionar a segurança e a confiança no destino Portugal, sendo que serão canalizados mais de dez milhões de euros para medidas como o selo Clean&Safe 2.0 e para os programas ‘Seamless Travel’ e Adaptar 2.0. o valor terá ainda como destino a campanha de estímulo à adoção de comportamentos seguros e para a atualização do ‘Health Passport 2.0’.

O Governo vai destinar 570 milhões de euros para o lançamento de novas campanhas de promoção externa e interna e de novos produtos turísticos e para a aposta na reposição da conectividade aérea e na promoção da mobilidade sustentável.

Entre as prioridades do Plano Reativar está a promoção de “um turismo ao longo de todo o ano e em todo o território, através do apoio ao investimento, da capacitação das empresas, da qualificação dos recursos humanos e da aposta na acessibilidade aérea e na mobilidade sustentável, áreas fundamentais para incentivar a competitividade do destino”.

Face a este anúncio do Governo, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) já veio aplaudir a criação do plano ‘Reativar o Turismo, Construir o Futuro’, considerando que é uma boa notícia para o setor que ficou esquecido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O presidente da CTP, Francisco calheiros, salienta em comunicado que “depois de um PRR que não refletiu qualquer estratégia para a atividade mais dinâmica, competitiva e geradora de riqueza e de emprego para a economia, o Governo foi sensível aos argumentos da CTP e entendeu finalmente a urgência de investir no relançamento do Turismo”.

Mais Artigos