Google “assusta” Sam Altman: CEO de OpenAI lança “Código Vermelho” para ChatGPT ser melhorado

O CEO da OpenAI, Sam Altman, instou os funcionários da empresa a se concentrarem em melhorar a qualidade do ChatGPT, adiando outros planos, incluindo a integração de anúncios, de acordo com um memorando interno da empresa divulgado por vários meios de comunicação, já que a empresa enfrenta uma pressão crescente após o lançamento bem-sucedido do…
ebenhack/AP
A OpenAI enfrenta uma pressão crescente após o lançamento bem-sucedido do novo modelo de inteligência artificial Gemini 3 do Google. O CEO Sam Altman emitiu um “Código Vermelho” interno, pedindo melhorias à sua ferramenta.
Tecnologia

O CEO da OpenAI, Sam Altman, instou os funcionários da empresa a se concentrarem em melhorar a qualidade do ChatGPT, adiando outros planos, incluindo a integração de anúncios, de acordo com um memorando interno da empresa divulgado por vários meios de comunicação, já que a empresa enfrenta uma pressão crescente após o lançamento bem-sucedido do novo modelo de inteligência artificial Gemini 3 do Google.

De acordo com um memorando interno citado pelo The Information e pelo Wall Street Journal na terça-feira, Altman disse aos funcionários da OpenAI que estava a declarar um “código vermelho” para melhorar o ChatGPT.

O Wall Street Journal informou que Altman instou os funcionários a trabalharem na “experiência diária” do ChatGPT, incluindo melhorias nas funcionalidades de personalização, respostas mais rápidas e fiáveis e a capacidade de “responder a uma gama mais ampla de perguntas”.

Sam Altman, CEO da Open AI, teria declarado “Code Red” (“código vermelho”) num memorando interno pedindo melhorias no ChatGPT numa altura de crescente concorrência do Google e de outros rivais.

Altman também teria dito aos funcionários que a empresa irá adiar outras iniciativas planeadas, incluindo a integração de anúncios, ferramentas de compras alimentadas por IA e o seu assistente pessoal ChatGPT Pulse.

A OpenAI não comentou publicamente o memorando, mas o diretor do ChatGPT, Nick Turley, publicou no X: “O nosso foco agora é continuar a tornar o ChatGPT mais capaz, continuar a crescer e expandir o acesso em todo o mundo — ao mesmo tempo que o tornamos ainda mais intuitivo e pessoal.” O tópico X de Turley proclamou o ChatGPT como o “assistente de IA nº 1 em todo o mundo”.

O diretor do ChatGPT também afirmou que o chatbot da OpenAI agora “é responsável por cerca de 10% da atividade de pesquisa”, embora não esteja claro se ele se referia a 10% de toda a atividade de pesquisa na web ou a outra coisa.

O que se sabe sobre os planos de publicidade do ChatGPT?

Embora várias das iniciativas supostamente adiadas, como os agentes de compras de IA e o Pulse, tenham sido divulgadas publicamente pela OpenAI, a empresa ainda não se pronunciou publicamente sobre os planos de integrar anúncios no ChatGPT. No entanto, o engenheiro Tibor Blaho encontrou referências a possíveis integrações de anúncios no código da aplicação Android do ChatGPT. O relatório da The Information também observou que a OpenAI está atualmente a testar vários tipos de anúncios, incluindo anúncios de compras online. Em outubro, Altman disse que a empresa “não tinha planos atuais” para integrar anúncios nos seus produtos, mas não descartou a possibilidade de isso acontecer no futuro. Numa entrevista ao The Verge em agosto, Turley disse que não descartaria “categoricamente” os anúncios, mas acrescentou que a empresa precisaria de “ser muito cuidadosa e ter bom gosto” sobre como integrá-los.

Gemini 3 do Google

O Google lançou o Gemini 3 no mês passado, a versão mais recente do seu modelo de IA, que ficou acima dos modelos rivais da OpenAI e da Anthropic em vários benchmarks. O novo chatbot também recebeu críticas entusiásticas, especialmente pelas suas habilidades de escrita criativa e pelo seu novo gerador de imagens Nano Banana Pro. Numa publicação no X, o CEO da Salesforce, Marc Beinoff, tuitou: “Usei o ChatGPT todos os dias durante 3 anos. Acabei de passar duas horas no Gemini 3. Não vou voltar atrás. O salto é incrível.» Até Altman fez uma publicação no X, dando os parabéns à Google pelo lançamento do Gemini 3, e disse: “Parece um ótimo modelo.”

Siladitya Ray/Forbes Internacional

Mais Artigos