A Glovo anunciou hoje que chegou a um acordo para adquirir as empresas de entrega de alimentos Lola Market e Mercadão. O valor do negócio não foi oficialmente divulgado, mas esta aqusição não deve ser dissociada da ronda de investimento – efetuada no início do ano – que permitiu angariar 450 milhões de euros.
Tanto o Lola Market como o Mercadão são plataformas de entrega ao domicílio, fazendo a ponte entre supermercados, mercados tradicionais e lojas locais independentes com os clientes.
A Lola Market opera em Espanha, enquanto a Mercadão é exclusiva para Portugal. Juntas, estas duas empresas têm um portefólio de mais de 30 parceiros na Península Ibérica.
As aquisições da Lola Market e da Mercadão complementam a estratégia de crescimento da Glovo e fortalecem ainda mais a sua divisão Q-Commerce (de Quick commerce ou comércio rápido) após as recentes aquisições dos negócios da Delivery Hero na Europa Oriental e a sua parceria de 100 milhões de euros com a imobiliária suíça Stoneweg.
Ao integrar estes dois novos players no seu próprio portfólio, a Glovo reforça-se como o parceiro de entregas ao domicílio para retalhistas de todos os tamanhos.
A Glovo refere acreditar que a mudança dos hábitos dos consumidores está a redefinir a indústria de entrega, sendo este negócio um reflexo dessa mudança.
A divisão Q-Commerce da empresa está a caminho de atingir um valor bruto de transação (GTV) anual de mais de 300 milhões de euros este ano, e espera mais que triplicar até ao final de 2022, ultrapassando uma taxa de execução de mil milhões de euros.
Gonçalo Soares da Costa assume liderança
Esclarece a Glovo que, tanto a Lola Market como a Mercadão manterão suas respetivas identidades e irão operar independentemente da Glovo. A Glovo refere ainda que ambas as siglas ficarão também sob a liderança de Gonçalo Soares da Costa, CEO da Mercadão. O objetivo – aponta a Glovo – será replicar o sucesso do Mercadão e do Lola Market em todos os países em que a Glovo opera, começando por se expandir para a Polónia e Itália.
A divisão de entregas rápidas da Glovo deve alcançar um volume bruto de transações acima dos 300 milhões de euros em 2021 e ultrapassar os mil milhões até final de 2022.
Oscar Pierre, CEO e cofundador da Glovo, sublinha o “enorme potencial no mercado de mantimentos de mercearia sob encomenda e ambas as empresas são fortes participantes locais nos seus respetivos mercados e fortalecem ainda mais a nossa oferta de Q-Commerce”.
Oscar Pierre realça que, com a interação do Lola Market e do Mercadão “podemos construir parcerias mais fortes com os retalhistas, oferecer aos nossos utilizadores grandes compras e um serviço mais completo. Essas aquisições representam um passo significativo para nós, pois agora podemos cobrir todos os principais tipos de compras para os clientes de bens alimentares, tornando a Glovo um balcão único para e-mantimentos”.
Gonçalo Soares da Costa, CEO da Mercadão, enfatiza a “visão muito ambiciosa para o futuro da e-mercearia na Europa” por parte da Glovo, manifestando o seu entusiamo pela integração.
“Acreditamos que a experiência e o talento combinados das equipas da Mercadão e da Lola Market, juntamente com o alcance internacional da Glovo, permitir-nos-ão oferecer um serviço de entrega verdadeiramente incomparável aos clientes. É um desafio que esperamos enfrentar e que estamos assumindo com entusiasmo e determinação”.
“Acreditamos que vamos oferecer um serviço de entrega verdadeiramente incomparável aos clientes”, diz Gonçalo Soares da Costa, CEO da Mercadão.
Também Luis Perez del Val Sheriff, CEO da Lola Market diz-se muito orgulhoso pela empresa que tem liderado se juntar à Glovo e à Mercadão: “Acreditamos que juntos estamos a oferecer aos clientes a melhor experiência de entrega de bens de mercearia na Europa. A nossa experiência em compras planeadas e entregas, assim como a nossa base de utilizadores fiéis e tecnologia de ponta tornam a nossa proposta muito atraente. Estamos confiantes de que, juntos, podemos continuar a tornar os pedidos de alimentação mais acessíveis e convenientes para os clientes do que nunca”.
O Mercadão é um mercado on-demand lançado em 2018. A empresa oferece aos consumidores um balcão único com entrega gratuita de 2 horas em grandes cestos dos principais retalhistas como Pingo Doce e Decathlon, entre outros.
O Lola Market é o mercado líder em supermercados na Espanha, presente em 14 cidades, que atende o cliente com entregas ao domicílio em apenas uma hora ou em horário programado. O Lola Market combina uma App com um Personal Shopper que faz compras fisicamente nos principais retalhistas como Lidl, Carrefour, Dia ou em mercados tradicionais e lojas especializadas.