A HolaCamp, operadora espanhola de gestão e operação de campings, expandiu o negócio para Portugal com a integração do Camping Albufeira, o que concretiza o primeiro passo na estratégia de internacionalização.
O CEO da HolaCamp, Alfonso Leprevost, assume que vão investir mais de quatro milhões de euros nos próximos três anos neste camping de 26 hectares no Algarve, localizado próximo da praia e a cinco quilómetros do centro de Albufeira.
A empresa espanhola foi fundada em fevereiro de 2023 e é liderada por quatro empreendedores: Alfonso Leprevost, Martin Becker, Héctor Fina e Alejo Olano.
Alfonso Leprevost, explica que a escolha pelo Camping Albufeira resulta da “sua localização privilegiada num ambiente natural. É um destino turístico internacional de primeiro nível, e a sua grande dimensão permitir-nos-á criar diferentes espaços para os diferentes perfis de clientes que temos, além das múltiplas comodidades que o camping já oferece, atraindo tanto turistas nacionais como internacionais”.
A HolaCamp já contava com alojamentos neste espaço antes de concretizar esta incorporação, sendo que, já tinha alcançado uma ocupação superior a 90% neste verão nas tendas glamping. Alfonso Leprevost faz uma avaliação positiva deste desempenho. “As avaliações foram excelentes e a recetividade dos nossos clientes foi incrível. Estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, destaca o CEO da HolaCamp.
Com a conclusão deste acordo, a empresa dirigida por Alfonso Leprevost passa a contar com oito campings sob gestão e nove destinos em operação turística.
Sobre esta escolha de iniciar a expansão internacional no mercado português, o gestor sublinha que “Portugal parece-nos especialmente interessante como destino, e reforçámos a nossa presença no país com a abertura de um escritório em Lisboa, com uma equipa que nos ajudará a dar suporte ao nosso camping em Albufeira e a continuar a expandir no mercado português”.
E admite que a expansão não se vai ficar por aqui. “Prevemos incorporar pelo menos cinco novos campings por ano, com foco na melhoria das instalações, alojamentos e serviços, respeitando sempre o ambiente natural do local onde estamos”, revela o CEO da HolaCamp.
De acordo com a empresa, o setor de camping em Portugal tem vindo a conquistar volumes de crescimento. No ano passado, os campings portugueses ultrapassaram os 30 milhões de hóspedes e 77 milhões de dormidas, com uma receita recorde de cerca de 6.000 milhões de euros, isto com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O CEO da HolaCamp explica que o setor em Portugal atravessa “uma fase de transformação, com uma procura crescente desde a pandemia, semelhante ao que está a acontecer em Espanha”. Alfonso Leprevost explica ainda que “tradicionalmente, este setor em Portugal concentrou-se mais no modelo residencial e apresenta uma grande heterogeneidade, mas está a caminho de evoluir para as novas tendências do mercado de camping”.