A Mars, o gigante dos doces cujas marcas incluem Snickers, M&M’s e Twix, vai comprar a Kellanova – fabricante de snacks como Pringles, Kellogg’s e Cheez-It – num negócio avaliado em 35,9 mil milhões de dólares, anunciaram as duas empresas, uma transação que seria a maior da indústria de alimentos embalados em mais de uma década.
A Mars pagará 83,50 dólares por ação pela Kellanova, num negócio totalmente em dinheiro, mais 12% do que o preço das ações da Kellanova no fecho de terça-feira.
As marcas da Kellanova, incluindo Eggo, Pop-Tarts e Rice Krispies Treats, estão incluídas no negócio.
O conselho de administração da Kellanova aprovou o negócio, embora este ainda necessite da aprovação dos acionistas e dos reguladores.
O negócio deverá ser concluído no primeiro semestre de 2025, altura em que os produtos vendidos pela Kellanova – um spin-off da Kellogg’s – passarão a fazer parte das marcas de snacks da Mars.
Esta é a maior aquisição na indústria de alimentos embalados desde que a Mars pagou 23 mil milhões de dólares pela Wrigley em 2008, de acordo com a Reuters.
É também o mais recente negócio da Mars nos últimos anos, depois de ter adquirido a Kind Snacks por 5 mil milhões de dólares em 2020.
As conversações entre a Mars e a Kellanova terão avançado nas últimas semanas, numa altura em que a Mars procurava diversificar os seus produtos de chocolate, enquanto os preços do cacau subiam.
A Kellogg anunciou em 2022 que iria dividir o seu negócio em três empresas, embora mais tarde se tenha dividido em apenas duas empresas no final de 2023: a Kellanova, que se dedica aos snacks, e a WK Kellogg, que se dedica aos cereais. A Mars adicionou outros fabricantes de snacks nos últimos anos, incluindo a Kind Snacks, a Nature’s Bakery e a Trü Frü.
(com Ty Roush/Forbes Internacional)