A gestora de fundos Nordea Asset Management (NAM) inaugurou o seu hub em Oeiras. A NAM pretende fazer da capital portuguesa um centro internacional chave para a sua atividade e um ponto de referência e localização estratégica para servir os seus clientes no sul da Europa e América Latina.
Localizado no parque de escritórios da Quinta da Fonte, em Oeiras, o escritório já conta com uma equipa de cerca de 40 pessoas.
A instalação em Oeiras vai facilitar o crescimento da NAM no mercado português, para além de responder “também à necessidade permanente do gestor de ativos de aceder a talentos para apoiar a sua expansão internacional”.
Ao longo de 2022, a firma afirma pretender recrutar pessoal para diversos cargos que abrangem operações, tecnologia, marketing, gestão de produtos e outras funções de apoio empresarial.
“Nos últimos três anos, a Nordea Asset Management tem gozado de uma expansão internacional muito forte. Para apoiar o nosso desenvolvimento contínuo, foi fundamental internacionalizar ainda mais toda a nossa cadeia de valor de gestão de ativos. Depois de avaliar várias opções, escolhemos Portugal – e Lisboa em particular – como a plataforma para apoiar a nossa crescente presença global”, explica Christophe Girondel, CEO da NAM em Portugal, em comunicado.

“Descobrimos que Portugal, membro da União Europeia, oferece muitos trunfos, tais como uma grande reserva de talentos com um elevado nível de conhecimentos de língua inglesa, graças a universidades de renome, um crescente ecossistema fintech e um acesso fácil a partir de outros locais-chave europeus e da América Latina. A nossa ambição é potenciar o hub para toda a cadeia de valor de apoio, bem como melhorar o nosso serviço aos clientes locais. Neste sentido, este é um passo estratégico a longo prazo para a NAM e estamos empenhados em aumentar a nossa presença local”, conclui ainda o Diretor Global de Distribuição da Nordea Asset Management.
“A proximidade geográfica de Lisboa será inestimável para os nossos clientes que servem os mercados português e da América Latina”, diz Laura Donzella, Diretora de Mercado de Portugal da NAM.


Para Laura Donzella, Diretora de Mercado de Portugal e Diretora Regional para a Ibéria, LatAM e Ásia, “para além da sua função global, o nosso escritório de Lisboa permitir-nos-á servir melhor os nossos clientes portugueses pela nossa presença próxima. O nosso objetivo é fazer parte da comunidade local e do ecossistema, e desenvolver soluções em estreita cooperação com os agentes financeiros locais. As nossas equipas de vendas e de serviço ao cliente em Portugal, naturalmente, trabalharão em colaboração com os nossos outros centros no Luxemburgo e em Copenhaga. No entanto, a proximidade geográfica de Lisboa será inestimável para os nossos clientes que servem os mercados português e da América Latina”.
A NAM gere fundos sob gestão de 273 mil milhões de euros e faz parte do Nordea Group, o maior grupo de serviços financeiros da região nórdica, o qual gere fundos de 389 mil milhões de euros.
A NAM oferece a investidores de todo o mundo exposição a um vasto conjunto de soluções de investimento geridas ativamente, abrangendo todas as classes de ativos.
A Nordea Asset Management tem presença em Bona, Bruxelas, Copenhaga, Frankfurt, Helsínquia, Lisboa, Londres, Luxemburgo, Madrid, Milão, Nova Iorque, Oslo, Paris, Santiago do Chile, Singapura, Estocolmo, Viena e Zurique.