A diretora de Inovação da Galp, Ana Casaca, foi nomeada membro do Board do European Innovation Council (EIC), sendo a única representante portuguesa neste mandato do principal programa europeu de apoio à inovação disruptiva e às tecnologias deep tech, no âmbito do programa ‘Horizonte Europa’.
Ana Casaca, licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica Portuguesa, conta com um percurso de mais de 20 anos na área da inovação com experiência em transferência de tecnologia, inovação corporativa e desenvolvimento de ecossistemas. A gestora iniciou a carreira como investigadora em São Francisco, com bolsas da AICEP e da Fulbright, transitando depois para a indústria, onde tem liderado iniciativas de crescimento através da tecnologia, startups e colaboração internacional.
A nomeação de Ana Casaca ocorre num momento relevante, marcado pela preparação do próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia e pela ambição de reforçar a soberania tecnológica europeia e a escala do apoio a inovações disruptivas.
O EIC é o instrumento da União Europeia para identificar, desenvolver e escalar tecnologias e inovações com elevado risco e elevado impacto, apoiando todo o ciclo de inovação: da investigação inicial à prova de conceito, transferência de tecnologia, financiamento e crescimento de startups e PME. Criado no âmbito do programa Horizonte Europa, o EIC dispõe de um orçamento de 10,1 mil milhões de euros e tem apoiado centenas de projetos e empresas inovadoras em toda a Europa.
O Board do EIC, composto por 20 membros independentes, de 16 nacionalidades, incluindo sete de países em processo de alargamento, de reconhecida experiência internacional – empreendedores, investigadores, investidores e líderes industriais – tem como missão prestar aconselhamento estratégico de alto nível à Comissão Europeia, garantindo que a “voz do inovador” está no centro das decisões do EIC.





