A empresa especializada em serviços de formação e consultoria GALILEU organizou no passado dia 11 de dezembro, na Fundação Oriente, em Lisboa, o Game Changer Summit. A conferência colocou o futuro das organizações e dos Recursos Humanos no centro da discussão, com foco em temas e tendências que são agentes de mudança nas organizações.
Next Generation HR, Work Life Integration, Produtividade e Colaboração, Inteligência Artificial, Employee Experience, Employer Branding e People Analytics foram as temáticas alvo de análise e discussão. No evento, destacaram-se boas práticas, metodologias, frameworks testados e novas tecnologias que estão a redefinir a área de Recursos Humanos e partilharam-se experiências reais de profissionais que estão na linha da frente desta transformação.
A diretora-geral da GALILEU, a Cláudia Vicente, refere que o tema central desta primeira edição do Game Changer Summit foi “Creating Next Generation HR today” “pela necessidade e importância de repensar a gestão de recursos humanos num contexto marcado pela rápida evolução tecnológica, alterações no mercado de trabalho e mudanças nas expectativas dos colaboradores”.
Cláudia Vicente explica que “existem diversas temáticas desafiadoras neste processo de mudança”, mencionando “a integração de novas tecnologias (como a Inteligência Artificial)” ou o “potencial do people analytics enquanto se assegura a manutenção do foco nas pessoas e na cultura organizacional. Por outro lado, as mudanças na sociedade e no que é valorizado pelos profissionais levam a uma necessidade de as organizações se ajustarem a um novo paradigma, o que exige uma transformação profunda na forma de atrair, reter e desenvolver talento”.
“É essencial equilibrar o uso da IA com uma abordagem humana”
Neste contexto, Cláudia Vicente afirma que a Inteligência Artificial terá um papel na transformação dos Recursos Humanos “em várias frentes. Desde o recrutamento, com algoritmos que identificam candidatos com base em competências específicas, até à formação personalizada, que utiliza dados para adaptar os percursos de aprendizagem às necessidades de cada colaborador. Além disso, a IA pode melhorar a experiência dos colaboradores ao automatizar processos repetitivos e oferecer análises preditivas para decisões mais informadas, como a gestão de desempenho ou a identificação de futuros líderes. Mas é essencial equilibrar o uso da IA com uma abordagem humana, garantindo que a tecnologia complementa, e não substitui, o papel essencial das pessoas nas organizações”.
Segundo esta especialista, o conceito de Work Life Integration ganha protagonismo: “O conceito de Work Life Integration vai além do equilíbrio tradicional entre vida pessoal e profissional, ao reconhecer que estas esferas estão cada vez mais interligadas. Para implementar esta integração, as empresas têm vindo a implementar novas estratégias ao nível da flexibilidade e do trabalho remoto, criando condições para que os colaboradores possam adaptar o trabalho às suas necessidades pessoais. É igualmente importante promover uma cultura de confiança, onde o foco esteja nos resultados e não apenas nas horas trabalhadas. Além disso, oferecer apoio ao bem-estar mental e físico dos colaboradores, bem como investir em ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão do tempo e das tarefas, são práticas fundamentais para alcançar uma integração eficaz e satisfatória”.
“As empresas têm vindo a criar condições para que os colaboradores possam adaptar o trabalho às suas necessidades pessoais”
Perante todos estes desafios, a diretora-geral da GALILEU reforma a pertinência do Game Changer Summit, um evento “que pretende ser um espaço de partilha e reflexão sobre temas e tendências que são agentes de mudança nas organizações e nos Recursos Humanos. É um espaço onde a inovação encontra a estratégia, oferecendo uma oportunidade única para líderes, profissionais e especialistas adquirirem insights valiosos e desenvolverem a sua visão estratégica, essencial para navegar em contextos cada vez mais desafiantes”.
Neste evento – explica esta responsável – “privilegiamos a troca de conhecimentos e experiências reais, destacando boas práticas, metodologias testadas e tecnologias emergentes que estão a redefinir os Recursos Humanos. Com um forte compromisso com a aplicabilidade dos conteúdos apresentados, o Game Changer Summit procura inspirar uma visão prática e transformadora, preparando os participantes para enfrentar os desafios contemporâneos e liderar o futuro das suas organizações”.