No ano do seu 25º aniversário, a Gebalis – empresa de gestão do arrendamento da habitação municipal de Lisboa – foi distinguida, na semana passada, com um troféu e um diploma, na categoria Spread the Ethics, da primeira edição do Ethical Code Compliance, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
Segundo Pedro Pinto de Jesus, presidente do conselho de administração da Gebalis, a menção honrosa destaca a clareza e objetividade nas orientações de conduta aos trabalhadores, vertidas no código de ética da empresa, bem como a melhoria contínua deste documento estruturante na vida da mesma.
“Um galardão que muito orgulha a Gebalis, pois reconhece o empenho da empresa nos seus referenciais de ética e dos seus sistemas de compliance”, refere.
O Ethical Code Compliance distingue, em cinco categorias, o desempenho das organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, ao nível da elaboração dos seus referenciais de ética, e estimula o interesse sobre esta temática, promovendo a difusão e partilha de boas práticas no seio da comunidade organizacional.
Na sua primeira edição, o júri atribuiu quatro Menções Honrosas e dois Reconhecimentos. Tendo em conta as exigências impostas pela pandemia Covid-19, a divulgação dos resultados foi feita, em outubro de 2020, numa sessão online que contou com a presença de representantes das organizações candidatas e dos membros do Júri.