GAVI precisa de nove mil milhões de dólares para a vacinação em países pobres

O presidente da Aliança Global das Vacinas (GAVI) Durão Barroso, fez as contas e assume que vai pedir à comunidade internacional cerca de nove mil milhões de dólares para financiar a vacinação nos países em desenvolvimento nos próximos nove anos. Em declarações aos jornalistas à margem do Eurafrican Forum, promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa,…
ebenhack/AP
O presidente da Aliança Global das Vacinas, Durão Barroso, lançou um desafio à comunidade internacional: precisa de nove mil milhões de dólares para a vacinação nos países em desenvolvimento.
Economia

O presidente da Aliança Global das Vacinas (GAVI) Durão Barroso, fez as contas e assume que vai pedir à comunidade internacional cerca de nove mil milhões de dólares para financiar a vacinação nos países em desenvolvimento nos próximos nove anos.

Em declarações aos jornalistas à margem do Eurafrican Forum, promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, que decorre na Nova SBE, Durão Barroso afirmou que “informei este Fórum dos planos para o próximo ciclo de financiamento, em que pedimos nove mil milhões de dólares [cerca de 8,2 mil milhões de euros] para, nos próximos nove anos, vacinar crianças nos países em vias de desenvolvimento”.

De acordo com o presidente da GAVI, “em junho, na cimeira em Paris, com o governo da França, a União Europeia e a União Africana, lançámos o Acelerador para a Capacidade de Fabrico de Vacinas em África, e levantámos 1.400 milhões de dólares para isso”.

O antigo governante português lembrou que a saúde é essencial “estar num plano prioritário da nossa cooperação, é um dos aspetos mais urgentes, e já salvámos milhões de vidas de crianças em África, a mortalidade tem vindo a baixar sobretudo pela vacinação, porque a vacinação evitar doenças mortais”.

Durão Barroso sublinhou ainda que espera que Portugal continue a fazer parte dos países que defendem a cooperação com África. E acrescentou que “isto é um esforço concreto, é um dos capítulos da nossa cooperação com África e espero que Portugal continue a cooperar com África através da GAVI. Portugal já colaborou no ciclo anterior e gostava que continuasse a dar uma ajuda para a vacinação de África através da GAVI. É um dos países do partido africano, ou seja, dos países da UE que defendem uma cooperação forte com África”.

O também presidente do Eurafrican Forum reiterou que o objetivo da instituição “é ajudar África e promover os interesses da economia europeia”.

Olhando para os dois continentes, Durão Barroso sublinhou que a Europa “precisa de mais investimento, e África tem potencial, uma grande dinâmica demográfica, e na União Europeia temos muitos recursos para o desenvolvimento de África, na saúde, na educação, na formação profissional, mas ao mesmo tempo África tem potencial de riqueza que pode ser muito útil para a economia europeia”.

Mais Artigos