A construtora Garcia Garcia, sediada em Santo Tirso, continua a dar cartas no setor da hospitalidade. Apesar de especializada no design e construção de edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais, começa agora a ser mais procurada para o setor de hospitality, no qual se enquadra o projeto da nova residência de estudantes do campus da Asprela, no Porto. Este polo académico da Universidade do Porto, que acolhe cerca de 43 mil estudantes, contará assim, com mais 573 camas para novos residentes, um projecto que deverá estar concluído a tempo da abertura do ano lectivo de 2026/2027. A sua construção iniciou-se em abril deste ano. Esta será a residência para estudantes com a maior área exterior recreativa da cidade do Porto.
A Hines é uma empresa privada de investimento e gestão imobiliária, fundada nos Estados Unidos, e que possui e gere ativos no valor de 86,8 mil milhões de euros, em várias classes de ativo. Entra agora no mercado nacional ao desenvolver a nova residência de estudantes nacional. O investimento neste novo projecto foi feito através do Hines European Property Partners (HEPP), marcando o primeiro investimento do fundo em Portugal. A residência será gerida pela plataforma Aparto que gere alojamentos para estudantes em várias cidades do mundo, nomeadamente no Reino Unido, na Irlanda, em Itália e em Espanha, reforçando agora a sua presença no mercado ibérico.
A Garcia Garcia acumula já experiência no setor das residências universitárias, contando no seu portefólio com vários projetos idênticos, no Porto e em Cascais.
O projeto contempla uma área construída de 19.579 metros quadrados, além de ginásio interior e exterior, piscina, uma sala de convívio, cinema, salas de estudo e de reuniões, entre outras comodidades. A residência universitária tem uma localização privilegiada, ficando próxima das faculdades de Medicina, Economia, Engenharia, Ciências da Nutrição e Alimentação, de Desporto, Medicina Dentária, entre outras, da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade Portucalense e da Universidade Fernando Pessoa. Além disso fica a uma pequena distância da estação de metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna.
A Garcia Garcia acumula já experiência no setor das residências universitárias, contando no seu portefólio com projetos como a construção das residências universitárias da Milestone, no Porto, e em Cascais (Carcavelos Lombos), a residência universitária promovida pelo grupo belga Promiris, também no Porto, e agora este novo projeto para a Hines.