A Gap Inc. anunciou esta semana que o designer de moda americano Zac Posen, famoso pela sua participação no programa “Project Runway”, mas cuja marca encerrou em 2019, assumirá o cargo de diretor criativo da empresa, influenciando também a marca irmã Old Navy.
Posen atuará como “curador cultural” e “parceiro criativo” do Presidente e Diretor Executivo da Gap, Richard Dickson, afirmou a Gap num comunicado.
Dickson afirmou no comunicado que Posen é uma “excelente opção” para a empresa, que está a trabalhar no sentido de “acender uma nova cultura de criatividade” e “revigorar” as suas marcas.
Para a Old Navy, o “foco imediato” do antigo jurado do Project Runway será liderar o design, o merchandising e o marketing da marca, com o presidente e CEO Haio Barbeito a responder diretamente a ele, de acordo com o comunicado.
Conhecido pelos seus vestidos de noite, a influente carreira de Posen estendeu-se por mais de duas décadas, apresentando o seu primeiro espetáculo independente em 2002, quando tinha apenas 22 anos. Juntou-se ao Project Runway em 2012 e saiu após seis temporadas, em 2018, ao lado de Heidi Klum e Tim Gunn. A sua marca homónima, House of Z, fechou as portas em novembro de 2019, depois de ter perdido a confiança dos seus investidores, o que levou ao despedimento dos seus 60 funcionários.
A nomeação de Posen surge no momento em que a cadeia de vestuário tenta aparentemente inverter um declínio de anos nas vendas, uma tendência observada por muitos grandes retalhistas. Em novembro, a Gap apresentou vendas líquidas no terceiro trimestre no valor de 3,8 mil milhões de dólares, resultados que foram melhores do que o esperado, mas que ainda assim diminuíram 7% em relação a 2022. A ex-CEO Sonia Syngal deixou abruptamente o seu cargo em 2022, e a empresa passou por uma busca de um ano para encontrar um substituto – eventualmente nomeando Dickson em julho de 2023. Len Peltier também terá deixado o seu cargo de diretor criativo da marca Gap no verão passado, depois de ter entrado na empresa em 2017.
(Com Forbes Internacional/Cailey Gleeson)