A 11 de novembro de 2023, Thirst Project Portugal realizou a primeira gala da sua história de cinco anos. Agora, apresenta os resultados do evento de angariação de fundos, onde estiveram presentes 290 convidados, incluindo embaixadores, doadores, patrocinadores, e outras figuras que têm sido fundamentais para o sucesso e progresso da organização.
“Para quem possa não estar tão familiarizado com a magnitude da crise mundial da água, a verdade é que estamos em 2023 e, neste momento, no nosso planeta, mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável, segura e limpa. 785 milhões de pessoas. Não é apenas um grande número. O que isso realmente significa é que todos os dias, em todo o mundo, mulheres e crianças percorrem quilómetros para buscar água contaminada de qualquer fonte disponível nas suas comunidades – lagoas, rios, poças de lama – simplesmente porque essa é a única água disponível”, começou por dizer Constança Santos Silva, na altura presidente do Thirst Project Portugal, mas hoje presidente do board of advisors. Além de ser a fundadora do projeto, que começou com apenas 16 anos, e nomeada na categoria Sustentabilidade & Inovação Social da lista 30 Under 30 da Forbes Portugal.
A Gala Thirst Project Portugal financiou por inteiro o 8.º furo da organização, no Reino de Essuatíni. Este furo, construído na comunidade KaSchiele Mission, possibilita, atualmente, que 1312 pessoas tenham acesso a água potável. Da comunidade fazem parte uma escola primária, uma escola secundária, uma igreja e um grupo de missionários.
“A crise mundial de água é real, e está nas nossas mãos, nas mãos de quem tem o privilégio de poder usar o seu tempo livre para ajudar os outros, mudar esta realidade”, lembrou Constança.