Quando se fala de futebol, esta modalidade é a última em que a maioria dos portugueses – ou até mesmo os europeus – pensam. Mas engane-se quem pensa que o futebol por cá só se joga com a bola nos pés. Em fim de semana de Super Bowl, a Forbes Portugal falou com André Amorim, ex-atleta e dirigente da modalidade e comentador de NFL na DAZN Portugal, sobre o futebol americano em Portugal.
Se tivesse que descrever a modalidade, e este jogo em particular, a alguém em Portugal que não a acompanhe, como o faria?
O Futebol Americano é um desporto amplamente estratégico onde uma comparação possível será sempre com o Xadrez. Cada jogador tem uma posição, uma especialização e a sua execução dentro do relvado é determinante para o sucesso, jogada após jogada. Existem duas formas de movimentar a bola dentro do relvado, correndo a bola ou passando a bola, sendo que o objetivo máximo do desporto passa por fazer touchdown, que é chegar às extremidades do relvado. Os touchdowns, as grandes jogadas, as placagens adicionam toda uma espetacularidade visual e sonora ao desporto que tem crescido amplamente a nível de audiências, em particular junto também dos mais jovens.
Qual é a dimensão da modalidade em Portugal?
O Futebol Americano em Portugal existe desde 2004, sendo que desde 2009 existe uma Liga Portuguesa de Futebol Americano. O desporto tem passado por bons momentos e momentos menos felizes, com imensas transições na sua liderança bem como um impacto socioeconómico na continuidade dos praticantes da modalidade. Atualmente existem sete equipas a competir: os Cascais Crusaders (bicampeões nacionais), Lisboa Devils, Lisboa Navigators, Lisboa Bulldogs, Maia Mutts, Salgueiros Renegades e Braga Warriors. A próxima edição da competição arranca no dia 18 de fevereiro com os Lisboa Devils a viajarem até Braga para defrontar os Braga Warriors e promete ser mais uma boa temporada onde todos os olhos estarão na equipa de Cascais que procurará o seu terceiro título consecutivo.
Quais são os clubes e jogadores que têm elevado o nível da modalidade em Portugal?
A história do desporto começou com uma hegemonia dos Lisboa Navigators que entre 2009 e 2015 ganharam seis títulos nacionais. Atletas como Marco Madeira, Filipe Grangeiro e Amílcar Piedade guiaram e lideraram a sua equipa a grandes feitos. Entre 2016 e 2019 foi uma era dominada pelos Lisboa Devils [onde jogou com nomes como Duarte Carreira e Nuno Félix]. Conquistaram três troféus e fizeram a primeira e única incursão em competições internacionais, ganhando inclusive o primeiro jogo na história da liga dos campeões da competição contra uma equipa da Turquia. Após 2020, com uma pandemia que afetou todos os clubes, os Cascais Crusaders colheram os frutos de uma aposta na formação e ganharam dois títulos com a liderança de Paulo Terrinca e com a adição daquele que é visto por muitos como um dos melhores jogadores da história da modalidade em Portugal, João “Train” Marques.