A Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) renovaram até 2024 a parceria Iniciativa para a Equidade Social, criada em 2019 para impulsionar o setor da economia social em Portugal, através de projetos de investigação e capacitação desenvolvidos por equipas académicas especializadas.
O orçamento a disponibilizar será de 2,235 milhões de euros para o triénio.
O protocolo de renovação foi assinado esta quarta-feira na Nova SBE, em Carcavelos, por Daniel Traça, Dean da Nova SBE e Artur Santos Silva, Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação ”la Caixa”.
A renovação foi acompanhada por uma mesa-redonda que permitiu fazer um balanço dos projetos desenvolvidos no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social nos últimos três anos.
Com a renovação da parceria são reforçados dois dos mais importantes projetos da Iniciativa para a equidade social: o Portugal, Balanço Social, que passará a incluir, além do relatório anual sobre a situação social do país, duas notas intercalares sobre temas específicos relacionados com a pobreza e exclusão social, e o programa Social Leapfrog, que visa promover a capacitação de instituições sociais, passando a incluir a criação de case studies, o apoio à investigação e a medição de impacto.
O programa Liderança Social para Gestores vai estender-se a outros pontos do país, nomeadamente à Católica Porto Business School.
Por sua vez, o programa de formação Liderança Social para Gestores, em 2023, vai já estar também disponível na Católica Porto Business School.
As quatro edições anteriores deste programa realizaram-se apenas na Nova SBE, em Carcavelos, e tiveram a participação de 85 gestores, que estão atualmente presentes em 17 conselhos consultivos de organizações sociais.
Com a replicação noutras escolas do país, começando pela Católica Porto Business School, pretende-se aumentar o impacto nacional do programa, que disponibiliza às organizações sociais o apoio e a experiência de gestores profissionais.
“A Iniciativa para a Equidade Social com a Fundação ”la Caixa” e o BPI é um exemplo do que melhor se faz na Nova SBE para a criação de impacto. O compromisso assumido em 2019 de desenvolver programas de investigação e capacitação para apoiar a economia social em Portugal foi concretizado e hoje é com muito orgulho que vejo renovada esta parceria. Estou certo que manteremos a excelência do trabalho desenvolvido e que, nos próximos três anos, daremos continuidade à trajetória de sucesso da Iniciativa para a Equidade Social” afirma Daniel Traça, Dean da Nova SBE.
“O trabalho conjunto desenvolvido nos três últimos anos demonstra a relevância do projeto para a sociedade portuguesa”, diz Daniel Traça, Dean da Nova SBE.
Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI e curador da Fundação ”la Caixa“ põe em evidência“o caráter original e pioneiro desta iniciativa, que permite construir, em termos solidamente estruturados e num longo prazo, um modelo de articulação entre o conhecimento gerado numa instituição universitária de primeiro nível e o sector social, através da geração de informação e do desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito da gestão e capacitação das organizações”.
Nesta perspetiva – disse Artur Santos Silva – “a Iniciativa para a Equidade Social completa e enriquece a importante intervenção de apoio ao sector social que a Fundação ”la Caixa” está a desenvolver em Portugal desde 2017.”
Pretendendo traçar um retrato do setor social no nosso país e desenvolver programas de investigação e capacitação para apoiar as organizações sociais a Iniciativa para a Equidade Social, engloba atualmente seis projetos (Relatório Anual “Balanço Social do País”; Base de Dados Social; Programa Social Leapfrog; Programa Liderança Social para Gestores; e “Data for Change”) e duas cátedras (em Economia da Saúde; e em Finanças Responsáveis).