O Grupo Frulact acaba de anunciar a aquisição do negócio de preparação de fruta da IFF (Internacional Flavors & Fragances Group), empresa que produz soluções de fruta, vegetais, ervas e carne para os mercados de bebidas e alimentação humana e para animais de estimação.
As vendas da IIF estão centradas essencialmente em pequenas e médias empresas e negócios regionais, particularmente na Europa Ocidental, países Nórdicos e Norte de África.
Segundo um comunicado enviado à FORBES, o acordo anunciado esta semana, e que está ainda sujeito a aprovações regulatórias, vai permitir ao grupo Frulact alcançar novas geografias e diversificar o portefólio de ingredientes, melhorando a sua proposta de valor junto dos clientes.
Ao adquirir as unidades produtivas e plataformas na Alemanha, Suíça e França, o grupo irá aumentar a sua presença produtiva global, de cinco, para sete países e reforçar a atividade em França, chegando com os seus produtos a mais de 40 países.
Com esta operação, avança a nota, a capacidade de produção do Grupo Frulact vai aumentar 35% e o número de colaboradores crescerá 25%. O acordo inclui a aquisição de duas unidades de produção, vendas e instalações de Investigação e Desenvolvimento (I&D), na Alemanha e Suíça, e outra em França.
O Managing Director da Ardian Espanha e conselheiro da Ardian França, Gonzalo Fernandez, citado na nota, salienta que o acordo vai permitir ao Grupo Frulact dar mais um passo rumo à ambição de se tornar líder mundial em soluções de ingredientes naturais.
“A operação sustenta a visão da Ardian para o crescimento contínuo do Grupo Frulact. Poucos meses depois de ter reforçado a relevância no mercado norte-americano, através da aquisição do portefólio de negócios da Sensient Technologies Corporation, o grupo expande agora, de forma significativa, o seu alcance e potencial na Europa e no Norte de África”, afirma Gonzalo Fernandez.
Com esta aquisição, o Grupo Frulact, com presença em três continentes, atinge agora um volume de negócios avaliado em 200 milhões de euros e 900 colaboradores. A operação vai permitir reforçar a estratégia de sustentabilidade da Frulact, comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lê igualmente no comunicado.
A Frulact abastece globalmente um vasto conjunto de produtores lácteos, bebidas e gelados, a partir das suas unidades de produção na Europa (Portugal e França), América do Norte (Canadá), e África (Marrocos e África do Sul). Com sede em Portugal, a empresa tem como acionista a Ardian, uma sociedade líder mundial em investimento privado.