O português Frederico Morais ficou hoje afastado das últimas cinco etapas do circuito mundial de surf, ao perder na terceira ronda da etapa de Margaret River, frente ao sul-africano Jordy Smith.
‘Kikas’ chegou à quinta etapa do circuito mundial, a segunda na Austrália e última antes do ‘cut’ para o top 22, mas não foi além do 17.º lugar, somando apenas mais 1.330 pontos.
No 11.º ‘heat’ da terceira ronda, o surfista natural de Cascais conquistou uns insuficientes 12,83 pontos (7,1 e 5,73), face aos 13,77 (7 e 6,77) de Smith.
Antes do início do Margaret River Pro, na zona oeste da Austrália, Frederico Morais ocupava o 29.º lugar da hierarquia, com 7.310 pontos – o havaiano Ian Gentil seguia no último lugar a salvo, com 10.075.
O português foi pela terceira vez despromovido do circuito, repetindo o que sucedeu em 2018 e 2022, em ambos os casos após dois anos entre a elite.
Para assegurar uma sexta presença no circuito mundial, Frederico Morais – o segundo português a disputar a competição, depois de Tiago Pires – volta ao Challenger Series, circuito de qualificação, que vai também contar com Guilherme Ribeiro, Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Francisca Veselko.
A primeira das seis etapas do Challenger Series, que inclui uma em Portugal, em Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, entre 29 de setembro e 06 de outubro, começa a ser disputada ainda este mês, a partir de 27 de abril, e até 04 de maio, na Gold Coast, na Austrália.
(Lusa)