Para substituir Manuel Pina (contratado pela Otovo para liderar a operação portuguesa deste marketplace para instalações solares e baterias residenciais), a Uber nomeou Francisco Vilaça como o seu novo diretor-geral para o negócio de ride-sharing.
A Uber salienta que Francisco Vilaça possui um amplo percurso profissional ao nível da gestão de operações e cadeias de logística, implementação estratégica de negócio e liderança de equipas, tendo trabalhado para empresas como LOVYS, Unilever e Jerónimo Martins.
Percurso profissional
Francisco Vilaça trabalhou ainda no Brasil na FALCONI, a principal consultora de gestão neste mercado, tendo sido responsável por projetos nas áreas de Telecom, Retail e Ecommerce.
Francisco Vilaça iniciou o seu percurso académico no Instituto Superior Técnico, tendo concluído também um MBA em Gestão de Negócios pela IESE Business School, Barcelona e pela London Business School.
Integrou um projeto de investigação no Instituto Superior Técnico para apoiar a Câmara Municipal de Lisboa no processo do Plano Municipal de Lisboa de 2009. Foi reconhecido em 2008 com o Prémio Arquiteto Álvaro Machado, na mesma instituição.
“Nos últimos anos, o Manuel Pina desempenhou um papel fundamental na construção do nosso negócio de ride-sharing e no posicionamento de Portugal na vanguarda da mobilidade sustentável na Europa. Agradecemos muito a liderança do Manuel e desejamos-lhe o maior sucesso na sua nova aventura profissional. Nas últimas semanas, Francisco Vilaça tem vindo a preparar-se para assumir a liderança do negócio português enquanto novo Diretor Geral da Uber para Portugal. O Francisco é um líder experiente com um grande conhecimento no mercado português. Lançou o nosso negócio de micromobilidade enquanto Diretor Geral da JUMP e liderou, desde maio de 2021, as nossas operações de ride-sharing na Europa do sul”, refere a Uber em Portugal.