A prestigiada escola de negócios francesa Institut Européen d’Administration des Affaires (INSEAD) anunciou a nomeação do português Francisco Veloso como seu novo reitor. Este professor ingressa no INSEAD vindo do Imperial College Business School, onde era Reitor desde 2017. Anteriormente, foi Reitor da Católica Lisbon School of Business & Economics em Portugal.
Francisco Veloso foi o escolhido para suceder ao professor Ilian Mihov, tendo a direção do INSEAD nomeado o docente português no passado dia 3 de abril. Veloso, contudo, assumirá oficialmente o cargo a partir de 1 de setembro de 2023.
Andreas Jacobs, presidente do conselho do INSEAD, considera que Francisco Veloso é um “líder inspirador com uma forte formação académica”.
Jacobs acrescenta que a “abordagem de liderança inclusiva” de Francisco Veloso, “englobando os valores do INSEAD, combinada com as suas notáveis conquistas académicas, fazem dele a escolha ideal para orientar a nossa escola na próxima era. Estou ansioso para trabalhar de perto com ele enquanto conduzimos a escola para um futuro brilhante.”
Percurso de Francisco Veloso
Francisco Veloso é uma autoridade em empreendedorismo e inovação, tendo sido conselheiro do governo português e do então Comissário Europeu Carlos Moedas sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento industrial. O INSEAD também destaca o facto de Veloso ser “um conselheiro de confiança e membro do conselho de várias startups e empresas estabelecidas”.
Durante seu mandato como reitor da Imperial College Business School, Veloso liderou o desenvolvimento de uma estratégia de 10 anos para reforçar a posição da escola como uma importante escola de investigação no campo dos negócios, reconhecida pela inovação digital, bem como pelo ensino e pesquisa que abordam desafios críticos para as empresas e a sociedade voltadas para a tecnologia atual
O INSEAD salienta que a liderança do “Professor Veloso ajudou a orientar a Católica Lisbon School para se tornar numa instituição com alcance internacional, multiplicando várias vezes o número de estudantes internacionais e duplicando a presença de investigação da escola nas principais revistas internacionais”.
“Sinto-me honrado por ter sido escolhido para assumir o importante papel de Reitor do INSEAD e expresso a minha gratidão ao corpo docente e ao Conselho do INSEAD por depositar a sua confiança em mim para liderar a escola no futuro”, comentou Francisco Veloso. “Estou animado para aproveitar o notável sucesso da instituição e ansioso para levar o INSEAD a novos patamares.”
Como uma das principais escolas de pós-graduação em negócios do mundo, o INSEAD assume-se como “uma escola de negócios para o mundo”, tendo delegações na Europa (França), Ásia (Singapura), Oriente Médio (Abu Dhabi) e América do Norte (San Francisco).
Mihov, a quem Francisco Veloso sucederá, é o reitor mais antigo do INSEAD e deixará o cargo após concluir dois mandatos “bem-sucedidos, supervisionando dez anos transformadores no INSEAD”.
A governança da escola impõe um limite estrito com um máximo de dois mandatos de cinco anos.
O professor Mihov declarou: “É um grande prazer entregar o cargo de reitor do INSEAD a Francisco, um professor distinto e um líder notável. Com os seus pontos fortes académicos e fortes conexões com empresas e governos, estou confiante de que o INSEAD alcançará mais sucesso com o professor Veloso e a sua equipe de liderança.”
Francisco Veloso é doutorado em Tecnologia, Gestão e Política pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology. É mestre em Gestão de Tecnologia e licenciado em Engenharia Física, estes dois títulos pela Universidade de Lisboa. O português desenvolveu a maior parte da sua carreira académica na Carnegie Mellon University, onde mantém o cargo de Professor Adjunto.
Orientou mais de 10 dissertações de doutoramento, cinco das quais galardoadas com prémios internacionais.
É membro do Conselho Não Executivo da Arica Holding e Movendo Capital, bem como co-fundador da Maingreen Capital Partners. Francisco foi membro do RISE – Research, Innovation & Science Experts High Level Advisory Body to the European Commissioner on Science, Technology & Innovation, bem como membro dos Conselhos de Inovação e Empreendedorismo e Ciência e Tecnologia do Governo Português. É também ex-presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Business Angels e ex-membro das comissões de remunerações da Caixa Geral de Depósitos.