Francisco Ordonhas sagrou-se, este domingo, campeão nacional de surf de 2025, após o Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025.
Ordonhas, de 20 anos, chegou a Peniche como grande favorito ao título e assumiu a liderança do ranking assim que a etapa começou. Contudo, a eliminação na ronda 3 deixou-o dependente do resultado dos vários pretendentes ainda em prova.

À medida que alguns dos candidatos foram sendo eliminados no dia final na praia do Lagido, Francisco Ordonhas começou a ficar mais perto do título. Nas meias-finais, restavam somente Jaime Veselko e Tomás Fernandes com possibilidade de serem campeões, mas tinham de vencer a etapa. Ambos foram eliminados nas meias-finais e Ordonhas sagrou-se automaticamente campeão. Afonso Antunes e Maksymilian Michalewski na prova masculina deram, deste modo, uma preciosa ajuda a Ordonhas, pois foram eles que eliminaram os outros candidatos, até conseguirem chegar à final.
Depois de ter vencido a etapa nos Açores, de ter sido 2º na Figueira da Foz e 9º no Porto e Matosinhos, o 9º lugar em Peniche foi suficiente para o campeão europeu júnior em título assegurar o primeiro título nacional da carreira.
“O meu objetivo era ser campeão, mas as coisas ontem [sábado] não me correram bem”, começou por dizer Francisco Ordonhas. “Por isso, hoje [domingo] foi uma manhã complicada, a ver os heats dos meus adversários e a roer as unhas na areia. Contudo, apesar de ontem [sábado] ter sido eliminado, hoje [domingo] as coisas correram bem para o meu lado. Este era um objetivo que já tinha. Assim que percebi que tinha possibilidades, dei tudo nas últimas etapas para tentar chegar ao título. Ter vencido nos Açores colocou-me numa boa posição e acabou por acontecer. Agora, é aproveitar para me focar no futuro e levar esta motivação para os próximos campeonatos”, frisou.
No Bom Petisco Peniche Pro, Afonso Antunes foi o vencedor, triunfando na final sobre Maksymilian Michalewski. Na competição feminina, a vitória na prova de Peniche sorriu a Francisca Veselko que bateu na final Érica Máximo.

O título nacional feminino já estava decidido antes mesmo desta derradeira etapa, com o ceptro de campeã a ir para Teresa Bonvalot.
Teresa Bonvalot garantiu o seu sexto título nacional da carreira, aos 25 anos, depois de ter vencido o Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2025. “É sempre especial conquistar o título, sobretudo depois de sagrar-me campeã de forma antecipada, tal como no ano passado”, disse, na altura, Teresa Bonvalot.





