Num palacete do século XIX construído por um amigo do Rei D. Carlos I que foi recuperado e expandido para uma construção contígua de traça moderna, abriu esta quarta-feira o Artsy Cascais, um novo boutique hotel, de 5 estrelas, resultado de um investimento de oito milhões de euros.
O investidor é Francisco Maria Balsemão, vice-presidente do grupo Impresa e filho de Francisco Pinto Balsemão, fundador e proprietário do grupo de comunicação social que inclui o Expresso e a SIC.
Francisco Maria Balsemão explica que passava férias na adolescência neste palacete que pertenceu ao industrial Alfredo da Silva, antes de passar para o seu avô materno.
Após receber o imóvel de herança do avô materno, Francisco Maria Balsemão deciciu investir na recuperação do imóvel, cujas obras demoraram dois anos e meio.
Sob o signo da arte
Esta unidade turística situa-se no “Bairro dos Museus”, em frente à Cidadela de Cascais. Dispõe de 19 quartos e suítes e apresenta uma fachada trabalhada pelo artista urbano Vhils (Alexandre Farto).
Francisco Pestana é o diretor-geral do Artsy Cascais.

A temática da arte é o que distingue o hotel que tem inúmeras peças (fotografias, street art e arte contemporânea), quer nos quartos, suítes, quer nos espaços comuns.
O jornal Expresso refere que o Artsy Cascais Boutique Hotel é exclusivo para maiores de 13 anos, tendo o perfumista português Lourenço Lucena criado um aroma especial para as áreas interiores.

O restaurante Art deste boutique hotel é dirigido pelo Chef Daniel Estriga, estando aberto de terça-feira a domingo, das 19h00 à 01h00.