Fortunas e número de milionários encolheram

O número de multimilionários em África e a dimensão das suas fortunes continuam a diminuir. Aliko Dangote, o nome mais sonante da lista, é disso exemplo. Contudo, nada parece abalar a liderança do rei do cimento. Fortuna no feminino, por outro lado, faz-se apenas com dois nomes no top 10. A lista deste ano dos multimilionários…
ebenhack/AP
Os recursos naturais continuam a dominar as contas bancárias africanas. Cimento e diamantes estão no topo, mas os artigos de luxo e o retalho surgem logo depois.
Líderes

O número de multimilionários em África e a dimensão das suas fortunes continuam a diminuir. Aliko Dangote, o nome mais sonante da lista, é disso exemplo. Contudo, nada parece abalar a liderança do rei do cimento. Fortuna no feminino, por outro lado, faz-se apenas com dois nomes no top 10.

A lista deste ano dos multimilionários africanos contempla apenas aqueles que residem no continente. No ranking da FORBES, o magnata nigeriano continua sem rival. No total das 21 personalidades analisadas, a conta bancária vale 70 mil milhões de dólares. A África do Sul continua a ocupar um lugar de destaque, já que, apesar do empate em quantidade com o Egipto, o valor acumulado bate aos pontos os compatriotas dos faraós.

A edição anterior da lista dos mais ricos de África, publicada em Novembro de 2015, continha 23 multimilionários com uma fortuna combinada de 79,8 mil milhões de dólares – e em 2014 englobava apenas 28 multimilionários. Isto mostra que tanto o número de multimilionários como o valor das suas fortunas está a cair.

Contamos tudo na edição de Março.

Mais Artigos