A 12.ª temporada do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E terá início a 27 de outubro de 2025, no circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, com o primeiro dia de testes oficiais que integrará todas as equipas.
Entre os valores fundamentais deste campeonato totalmente elétrico estão a inclusão e a igualdade e, pelo segundo ano consecutivo, haverá um dia de testes (31 de outubro) direcionado exclusivamente às mulheres.
O denominado “Woman’s Test” terá lugar no dia 31 de outubro, no circuito Ricardo Tormo, em Valência, das 08h00 às 16h00 (hora em Portugal Continental; mais uma hora local).
As pilotos que nele irão participar competem em algumas das categorias mais prestigiadas do automobilismo mundial, como a F1 Academy, o Campeonato do Mundo FIA de Resistência ou a W Series, sendo-lhes agora dada a oportunidade de conduzir o mais recente monolugar Gen3 Evo de Fórmula E em duas sessões cronometradas.
Ao longo dos últimos dias foram sendo conhecidos os nomes das pilotos que farão estes testes. Vejamos, então, quem serão as pilotos que estarão a rolar em Espanha, em testes, para a Fórmula E, dentro de dias:

Lindsay Brewer pilotará pela DS Automobiles e pela Penske Autosport. A piloto profissional de 28 anos participou na Indy Pro 2000 e na Indy NXT. Natural do Estado do Colorado, compete atualmente no Lamborghini Super Trofeo North America, série que conquistou em Road America, em agosto.
Ao seu lado, representando a DS Penske, estará a piloto britânica Jessica Edgar, de 20 anos, que já participou na F1 Academy.

Vinda de uma família ligada ao automobilismo e competindo em karts desde 2010, a britânica Jessica Edgar passou para o recém-lançado campeonato britânico GB4 em 2022 para a sua primeira temporada completa em corridas de monolugares, conquistando um pódio em Outlon Park. Em 2023, ela juntou-se à grelha para a temporada inaugural da F1 Academy, conquistando quatro pódios e uma vitória. Em 2025, Jessica está atualmente a competir no Campeonato Britânico de Kart e no Super 4 em KZ2.
Por seu lado, a Mahindra Racing anunciou Chloe Chambers, piloto americana que é uma das estrelas da F1 Academy, onde soma duas vitórias, quatro pole positions e dez pódios até ao momento. Está atualmente em quarto lugar na classificação geral, com duas corridas por disputar nesta temporada.

Antes da F1 Academy, a carreira de Chambers começou com uma ascensão nas categorias de karting e inclui passagens pelo Campeonato de Fórmula 4 dos Estados Unidos e pela W Series, além de campanhas no Porsche Sprint Challenge America – no qual Chambers venceu oito das 12 corridas – e no Campeonato Regional de Fórmula Oceana, no qual se tornou a primeira mulher a vencer uma corrida e conquistar a pole position.
A Porsche confirmou, entretanto, Gabriela Jilkova e Janina Schall como suas pilotos para o teste feminino da Fórmula E, a realizar-se no dia 31 de outubro, em Valência.

A piloto checa regressa para a sua terceira participação com a equipa de Estugarda, depois de ter competido em Valência há duas temporadas, bem como no primeiro teste exclusivamente feminino em Madrid, no ano passado. Além do seu papel como piloto de desenvolvimento da Porsche em 2025, Jílková está a competir na GT4 European Series com a TGR Team Matmut Évolution e na Indian Racing League com a Hyderabad Blackbirds. Terminou em quinto lugar na classificação PRO-AM e conquistou vários pódios na GT4 European Series, com o melhor resultado a ser o segundo lugar em Misano e Nürburgring.
Janina Schall tem 20 anos e um percurso no karting, em 2023 estreou-se nos carros de turismo pelo Rennsport Club Nürburgring, correndo num Porsche Cayman V5 e, em 2024, participou nos FIA Motorsport Games na categoria Kart Endurance. Na classe V5 tem feito participações participações pela equipa Girls Only.

Na Lola Yamaha ABT, Marta Garcia é a piloto escolhida para o teste feminino em Valência. Após uma carreira inicial de sucesso no karting, Garcia progrediu nas corridas de monolugares, competindo no Campeonato Espanhol de F4 em 2016 antes de ingressar na Renault Sport Academy em 2017. Marta Garcia fez história ao tornar-se a primeira campeã da F1 Academy em 2023 com a Prema Racing, garantindo o título quando faltavam disputar duas corridas.

A espanhola já completou dois testes na Fórmula E: o teste para novatos de 2024 em Berlim e o primeiro Teste Feminino da última temporada em Madrid.
Atualmente, compete na Le Mans Cup 2025 com a Iron Dames na GT3, onde conquistou uma vitória e dois pódios.
Na Nissan, Abbi Pulling será quem vai para a pista em Valência. Pulling tem muita experiência no Nissan e-4ORCE 05, tendo liderado a primeira destas sessões no ano passado, antes de também participar no Berlin Rookie Test durante a temporada 11 da Fórmula E.

Além das suas responsabilidades com a equipa Nissan Formula E, a campeã da F1 Academy tem corrido no Campeonato GB3 em 2025, garantindo um pódio durante o recente evento em Brands Hatch.

A filipina Bianca Bustamante será a piloto de testes da Cupra Kiro para a temporada de 2025 da Fórmula E. A piloto participou no Teste de Novatos de Berlim em julho de 2025, após uma primeira aparição na equipa em Jacarta. Ela está a competir na GB3 Championship.
A Envision Racing anunciou, também, as suas pilotos para os testes exclusivamente femininos. Por trás do volante estará Alice Powell e Ella Lloyd. Alice Powell começou a correr em 2007, competindo no Campeonato Ginetta Junior com a Tockwith Motorsport. Fez a transição para os monolugares em 2009 e correu na série Fórmula Renault UK com a Manor Racing.

Em 2010, Powell participou na Fórmula Renault BARC, onde conquistou o título e se tornou a primeira mulher a vencer um campeonato de Fórmula Renault. De 2011 a 2022, Powell competiu em várias séries, desde a Fórmula 3 britânica até à GP3, e da Jaguar I-Pace eTrophy até a W Series. Nestes doze anos, Powell venceu a Asian Formula Renault Series- International Class de 2014, ficou em segundo lugar em três campeonatos (2011 MRF Formula 1600 Delhi, 2013 MSV F3 Cup- Class A e 2021 W Series) e ficou em terceiro lugar em duas séries (2019 W Series e 2022 W Series).
Ella Lloyd começou a sua carreira profissional apenas em 2022, mas tem mostrado já capacidades. Além da F1 Academy (vencendo a sua primeira corrida na F1 Academy em Jeddah), Ella Lloyd faz parte do programa de desenvolvimento da McLaren e está na segunda temporada da British F4, tendo já feito vários testes com o GEN3 Evo da equipa NEOM McLaren Fórmula E.

Por seu lado, a Andretti Global anunciou que a piloto espanhola Nerea Martí será quem calçará as luvas do seu veículo para os testes em Valência. Martí estreou-se nas corridas de automóveis em 2018 no Campeonato Espanhol de F4, conquistando um pódio na sua primeira prova e ficando em 16.º lugar na classificação final daquele ano.

Em 2021, a piloto espanhola mudou-se para a agora extinta W Series, conquistando um pódio em Hungaroring, o que a levou a ser a estreante com maior pontuação da série. Martí competiu na GT Winter Series com a BMW España Motorsport, conquistando cinco vitórias que lhe deram o segundo lugar no campeonato. Em 2022, Martí correu tanto na W Series (foi 7ª) como na CER – D1 (2º lugar).
Por seu lado, Jamie Chadwick e Juju Noda vão pilotar pela Jaguar TCS Racing no teste feminino da Fórmula E em Valência, no dia 31 de outubro.

Chadwick atualmente é piloto de testes da equipa, tendo a britânica competido na categoria LMP2 da European Le Mans Series, onde terminou em terceiro lugar na classificação. A estreia de Chadwick em monolugares foi em 2017, no Campeonato Britânico de Fórmula 3 da BRDC. Depois de conquistar três títulos da W Series, Chadwick competiu nos EUA na Indy NXT com a Andretti Autosport em 2023 e 2024. Ela venceu em Road America, tornando-se a primeira mulher em catorze anos a vencer uma corrida neste nível de competição.
Juju Noda será parceira de Chadwick e fará a sua primeira aparição num carro de Fórmula E durante este teste. Noda fez a sua estreia em 2019 na Lucas Oil Winter Race Series.

Em 2020, juntou-se ao Campeonato Dinamarquês de F4 com a equipa da sua família, a Noda Racing. Passou pela W Series em 2022, competiu no Campeonato Euroformula Open, conquistando uma vitória no Circuito Paul Ricard, mudou para a Super Formula em 2024 e tornou-se a primeira mulher japonesa a competir neste campeonato. Em 2025, Noda mudou-se para a Triple Tree Racing, uma equipa criada pelo seu pai, Hideki.
A Citroën Racing terá Tatiana Calderon a defender as suas cores. A piloto colombiana começou a sua carreira no automobilismo em 2002, no karting, passando em 2009 para a Radical European Master Series – SR5, tornando-se vice-campeã na classificação dos pilotos.

De 2010 a 2017, Calderón competiu em diferentes campeonatos, entre os quais Fórmula 3. Também competiu na Ferrari Driver Academy. e no Campeonato MRF Challenge Fórmula 2000. Em 2018, a colombiana disputou a GP3 e tornou-se piloto de testes e desenvolvimento da Alfa Romeo Formula One, além de ser anunciada como piloto de testes da DS Techeetah Formula E. Em 2019, Calderón ingressou na FIA Formula 2 com a BWT Arden e também disputou duas corridas da Porsche Supercup.
Em 2020 e 2021, Calderón competiu em LMP2,GT e na Super Fórmula. No ano seguinte, participou em sete corridas pela AJ Foyt Racing na IndyCar, competiu na F2, pela Charouz. A partir de 2023, Calderón competiu na European Le Mans Series e na IMSA.
Lista de pilotos para os testes femininos da Formula E 2025:
Porsche – Gabriela Jílková e Janina Schall
Jaguar – Jamie Chadwick e Juju Noda
Nissan – Abbi Pulling
Mahindra Racing – Chloe Chambers
DS Penske – Lindsay Brewer e Jess Edgar
Andretti – Nerea Martí
Envision Racing – Alice Powell e Ella Lloyd
Cupra Kiro – Bianca Bustamante
Lola Yamaha ABT – Marta García
Citroën Racing – Tatiana Calderón





