Fórmula 1: A luta pelo título

Se a determinado momento a luta pelo título de pilotos na Fórmula 1 parecia apenas entre os dois pilotos da McLaren - Lando Norris e Oscar Piastri -, neste momento já não é possível ter tantas certezas. O cenário começou a mudar no início de setembro, quando Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande…
ebenhack/AP
A cinco corridas de terminar a temporada de Fórmula 1, e com o título de construtores já entregue, o campeonato de pilotos continua por decidir.
Sports Money

Se a determinado momento a luta pelo título de pilotos na Fórmula 1 parecia apenas entre os dois pilotos da McLaren – Lando Norris e Oscar Piastri -, neste momento já não é possível ter tantas certezas. O cenário começou a mudar no início de setembro, quando Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prémio de Itália. Depois disso, o piloto venceu mais duas das três corridas que já se disputaram, sendo que os McLaren não venceram nenhuma.

Se no início de setembro Piastri, que está em primeiro no mundial de pilotos, e Verstappen estavam separados por 104 pontos, neste momento a diferença é de apenas 40 pontos. Entre os dois está Norris, com 332 pontos. E há ainda um quarto nome na corrida. Apesar de estar mais afastado em pontos (252), matematicamente ainda seria possível George Russell, da Mercedes, chegar ao título.

Em jogo, e a deixar claro que nada está decidido, estão ainda 141 pontos ao longo das cinco corridas restantes (25 pontos cada) e duas corridas de sprint (oito pontos cada), o que faz com que a diferença de pontos entre os pilotos possa ser facilmente alterada. Se o título de construtores foi rapidamente entregue à McLaren, que neste momento soma 678 pontos, o de pilotos poderá ficar por decidir até ao último minuto.

Verstappen depois da vitória em Austin

O piloto da Red Bull venceu o GP no Circuito das Américas no passado domingo e, com isso, reduziu a diferença para o líder do campeonato, Oscar Piastri. E se até aqui o quatro vezes campeão do mundo não falava muito das suas chances de revalidar o título, depois da passagem pelos Estados Unidos tudo mudou.

“Com certeza que a oportunidade existe. Só precisamos de tentar manter este tipo de desempenho nos finais de semana até o fim. Vamos tentar tudo o que conseguirmos. Acho que é entusiasmante e estou muito animado até o fim”, disse aos jornalistas após o final da corrida.

Ainda assim, o piloto não se deixa deslumbrar porque sabe que do outro lado também terá luta. “Sei que precisamos de ser perfeitos até ao fim para termos uma oportunidade, por isso é nisso que temos de nos concentrar. Está muito renhido e a atenção aos detalhes fará a diferença. Tentar obter a melhor configuração do carro todos os fins de semana e depois tentar não cometer erros, é isso que vamos tentar fazer”, disse.

McLaren em busca do segundo título da época

Andrea Stella, chefe de equipa da McLaren, garantiu, após o Grande Prémio dos Estados Unidos, que o resultado do Campeonato de Pilotos de 2025 continua nas mãos da McLaren, apesar de Verstappen ter vindo a ganhar terreno nas últimas corridas.

“Eu disse muito claramente, em letras maiúsculas, que o Max estava na disputa pelo campeonato, e quando digo algo, é porque acredito nisso”, disse aos jornalistas. “Para mim, não há mistério. Sabemos que quando o Max tem o material para vencer, ele se torna um candidato muito sério à vitória. Mas isso não muda o que nós fazemos. Só temos de continuar a maximizar o desempenho e continuar a ter bons fins de semana. O resultado desta temporada e do campeonato de pilotos está nas nossas mãos, não nas mãos de outra pessoa. Essa é a mentalidade que queremos ter e é a mentalidade que teremos”.

Piastri também continua otimista em relação à conquista do título. “Ainda prefiro estar onde estou do que os outros dois. Já estive em disputas tão renhidas ou, neste momento, ainda mais renhidas do que esta. Por isso, tenho provas de que as coisas ainda podem correr bem e continuo a acreditar plenamente que posso ganhar o campeonato”, disse durante o GP dos Estados Unidos.

Importante do lado da McLaren é que os pilotos não percam pontos. Numa altura em que a equipa rejeita estar a dar prioridade a um dos seus pilotos, isto passa também por ter os dois a terminar a corrida. Norris e Piastri ficaram fora do Grande Prémio de Singapura depois de um acidente entre ambos e na corrida de sprint do último fim de semana voltaram a ter contacto logo na primeira volta.

Campeonato fora da pista

Os campeonatos de Fórmula 1 são disputados dentro da pista, mas é do conhecimento de todos que muito acontece do lado de fora também, com um nível de drama suficiente para dar origem a uma série da Netflix de grande sucesso. Só que nesta luta entre Red Bull e Mclaren, talvez as coisas se tenham descontrolado um pouco.

A prova disso é a multa no valor de 50 mil dólares passada à equipa de Verstappen.

Antes da corrida do passado domingo, a McLaren deixou um autocolante no muro das boxes que ajudava Norris a colocar-se na posição certa na grelha de partida. Durante a volta de aquecimento, um elemento da Red Bull foi visto a tentar retirar esse autocolante, sendo que a ação acabou por se travada pelos comissários.

Mais Artigos