Nuno Marques, coordenador nacional do plano de ação para o envelhecimento ativo e saudável, foi o primeiro interveniente do evento Health Care Summit 2024 e falou sobre a app Prevenção 4all, uma aplicação que reunirá informações de áreas chave de prevenção da saúde, que se prevê que seja lançada no primeiro semestre do ano de 2025.
Segundo Nuno Marques, a aplicação utiliza inteligência artificial e permitirá marcar consultas, sugerindo os locais mais próximos para as mesmas. Além disso, a app alerta para as vacinas que devem ser tomadas e os rastreios necessários.
Na sua intervenção, Nuno Marques afirmou: “As pessoas devem ser incentivadas a realizar exercício físico, mas, para isso, precisam de um plano. Para criar esse plano, a app faz algumas perguntas à pessoa, e o seu algoritmo desenha planos personalizados, consoante o local onde a pessoa vive e trabalha.”
De acordo com dados da Entidade Reguladora de Saúde, apenas 20% das mulheres em 2023 realizaram mamografias de prevenção, sendo esta prática essencial para a deteção precoce do cancro da mama. Com a nova app em desenvolvimento, as pessoas serão informadas sobre quando devem realizar este exame e poderão receber os resultados em casa. A app espera reduzir em 10 a 15% a necessidade de consultas preventivas.
Segundo o coordenador nacional, a app foi criada para servir as pessoas e vai partilhar todos os dados com a aplicação já existente, SNS24. Nuno Marques destacou que um dos maiores problemas do sistema de saúde português é a falta de acesso a transportes pelos utentes, um problema que se agrava no interior do país. Nuno Marques afirmou: “É impensável que um idoso gaste a sua reforma em táxis para se deslocar até uma unidade de saúde.” Por isso, o coordenador defende a criação de um novo sistema de transportes para disponibilizar ambulâncias e facilitar o acesso dos utentes às consultas, promovendo assim uma maior prevenção.