O Forbes Hair Salon Leaders chegou, pela primeira vez, a Portugal, numa parceria com a Forbes Portugal e a L’Oréal, e distinguiu os melhores cabeleireiros e hairstylists que estão a impulsionar a beleza nacional e a inspirar este setor em constante transformação. O evento decorreu no passado dia 19, no centro de formação da L’Oréal, em Lisboa, o L’Oréal LAB, num encontro inspirador, e contou com a presença de dezenas de profissionais que estão a mudar o panorama nacional da beleza profissional.
A abertura da cerimónia foi realizada por Nilza Rodrigues, diretora editorial da revista Forbes, que começou por lembrar que a Forbes é reconhecida internacionalmente pelas suas listas e que esta será, a partir de agora, mais uma lista Forbes. “É com muita alegria, muito orgulho e com muita coragem que nos iniciamos na indústria capilar, uma indústria que participa na nossa economia, que gera emprego e que sobretudo diz respeito ao bem-estar de cada um de nós”, referiu, acrescentando que esta lista Forbes conta também com o apoio da Iberinform, que “confere o cariz de rigor que é próprio das listas Forbes”.
A cerimónia contou com a intervenção de Gonçalo Nascimento, market diretor da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal, que fez questão de enaltecer o talento destes profissionais e de lembrar a importância que este setor representa para a economia global do País. “Esta é, sem dúvida, uma celebração de talento e de paixão e da visão de um setor que move e transforma a economia, muito mais do que todos nós pensamos”, ressalvou, lembrando que “de acordo com os dados da Iberinform, este setor contribuiu, em 2024, para um valor acrescentado para Portugal de 160 milhões de euros”.
Ainda antes da entrega dos prémios, houve espaço para uma pequena conversa com os membros do júri deste primeiro ranking nacional do setor, sobre os principais desafios que os próximos anos reservam para a indústria capilar, em Portugal, onde se destacam a preocupação com a sustentabilidade e o impacto social e a digitalização dos consumidores.
Os novos desafios da indústria capilar
O primeiro desafio em discussão foi a sustentabilidade com a marketing manager da Sociedade “Ponto Verde”, Iara Vieira, a alertar para a importância de medidas sustentáveis e de responsabilidade social, como a reciclagem do cabelo, o uso de energias 100 por cento verdes, o uso de produtos refill, e a reciclagem de embalagens, que alguns profissionais do setor já começaram a adotar. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer. “Portugal deveria ter atingido 65% das taxas de reciclagem e não atingiu. É preocupante e, por isso, faço aqui um apelo a todos os salões para se juntarem a este desafio”, apelou Iara Vieira.
Em destaque esteve também o novo papel dos cabeleireiros e hairstylists que, hoje em dia, para além de agentes de beleza, são também impulsionadores de tendências e influenciadores digitais. Aurora Gonçalves, marketing diretor da “Companhia das Cores”, que já detém um profundo conhecimento deste mercado, em Portugal, elogiou “a evolução extraordinária” que estes profissionais fizeram no contexto digital, sobretudo considerando todas as responsabilidades que já tinham, como o domínio técnico dos serviços e a gestão e liderança, e que se somaram a este novo desafio.
“A partir do momento em que os cabeleireiros perceberam que as redes sociais passaram a ‘dominar’ o nosso dia-a-dia, enquanto consumidores, perceberam também que tinham de apostar na comunicação digital, e, de facto, fizeram uma evolução extraordinária e tornaram-se verdadeiros profissionais na produção de conteúdos”, referiu.
Em linha com este novo desafio que o setor enfrenta e que está relacionado com a digitalização dos consumidores, Miguel Ribeiro, o CEO e founder da sheerMe – a principal plataforma portuguesa de bem-estar e beleza-, frisou a importância de apostar em novas ferramentas digitais para captar os clientes que estão na internet. “Sabemos que 32 por cento dos portugueses passa cerca de duas horas a navegar na internet, e esses clientes têm de chegar aos salões. Nós sentimos que há uma digitalização dos clientes e, cada vez mais, precisamos de criar ferramentas para captar esse negócio”, alertou o especialista.
Os vencedores que fazem a diferença no setor
A cerimónia terminou com o momento mais esperado da tarde: a entrega dos 25 diplomas que distinguem o “Top 25” dos melhores profissionais da indústria capilar, em Portugal (sugestão: introduzir um link para a lista do “Top 25”), e com a atribuição de cinco prémios que homenageiam, pela primeira vez, os cabeleireiros e salões que mais se destacaram no panorama nacional, em cinco áreas distintas: “Criador de Emprego”, “Revelação do Ano”, “Sustentabilidade e Impacto Social”, “Marca de Excelência e Inovação” e “Líder da Indústria Capilar”.
O Grupo JLD Provalliance que, segundo o relatório da Iberinform é o maior empregador do setor em Portugal, tendo empregado mais de 150 cabeleireiros e outros profissionais, em 2024, recebeu o prémio “Criador de Emprego”. O título “Revelação do Ano” foi entregue a Vasco Freitas que celebra este ano 25 anos de carreira e que tem representado Portugal junto da elite internacional de hairstylists, através da sua presença nas principais Semanas de Moda.
Cláudio Pacheco, do Chiado Studio, que aplica no seu salão diversas iniciativas de sustentabilidade, como a reciclagem do cabelo, foi o vencedor do prémio “Sustentabilidade e Impacto Social”. O prémio “Marca de Excelência e Inovação” foi entregue ao salão ART Z HAIR & Experience que se tem destacado pelas soluções digitais que utiliza para a gestão do seu negócio e pela relevância que tem conquistado na imprensa.
Por fim, o prémio “Líder da indústria capilar” foi atribuído a todo o mercado nacional de cabeleireiros. “Foi decidido não distinguir apenas um, nem apenas os 25 profissionais presentes mas sim todo o mercado, pois cada profissional é, através da sua arte, maneira de comunicar, de gerir o seu negócio e inovação ou sustentabilidade que integra, o líder da indústria capilar”, referiu o market diretor da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal, Gonçalo Nascimento, partilhando ainda que todos os profissionais se destacam em campos distintos e todos contribuem para que a profissão evolua.
Veja os melhores momentos do evento:
Este conteúdo foi produzido em parceria com a L’Oréal.





