No “Especial 2021” elaborado pela redação da Forbes Portugal, o vice-almirante Gouveia e Melo foi escolhido para a figura do ano reconhecendo-se o trabalho que fez pelo País depois de ter estado no leme do combate à pandemia. Em exclusivo para a FORBES, o ex-coordenador da Task Force da Vacinação deixou o seu testemunho na primeira pessoa de como, enquanto cidadão, poderá fazer a diferença em 2022.
Gouveia e Melo deixou o desejo se conseguir ter “uma sociedade mais solidária e equilibrada em termos de oportunidades, com acesso facilitado e universal de todos aos serviços básicos: saúde, educação, justiça, segurança e habitação”.
O vice-almirante antecipa a vontade de, em 2022, dar “prioridade a atividades que possam iniciar uma agitação que, com o correr do tempo, se torne numa onda de mudança! Sim, em vez de daqui a 365 dias voltar a repetir os mesmos bem-intencionados desejos, vou focar-me e definir como prioridade o desencadear de pequenas ações, insignificantes talvez, eventualmente isoladas, mas todas com intencionalidade de contribuir para uma mudança estruturante.
E garante que, em 2022, “vou tentar agitar as águas do meu lago, quem sabe até gerar ondas no mar!”. Gouveia e Melo pretende ainda, sempre que puder, “reduzir a minha pegada individual de carbono, ser seletivo na minha atenção dando importância ao que realmente é significativo, ser exigente, enquanto cidadão, para quem me representa e para com o Estado”.
(Artigo completo na edição impressa)