A recém nascida Five Credit, dedicada ao financiamento de PME através de uma plataforma exclusivamente online, é liderada por Mafalda Duarte. Licenciada em Economia e com um mestrado em Finanças, a gestora de 40 anos começou a sua carreira na banca de investimento onde esteve envolvida na análise, estruturação e execução de financiamentos de projetos e empresas.
A CEO da Five Credit, empresa que pertence ao universo do grupo LX Partners, revela como nos próximos três anos, com a introdução de novos programas de financiamento, vai investir em PME nacionais.
Como e quando surgiu a marca Five Credit no mercado e qual o seu principal objetivo?
A ideia de criar a Five Credit surgiu durante a pandemia, numa altura em que a economia e as empresas sofreram um abrandamento severo na sua atividade, e sentimos que era necessário trazer ao mercado uma solução alternativa de financiamento, simples e rápida. O projeto nasceu em fevereiro de 2024, desenvolvido desde a sua origem pelo Grupo LX Partners.
Qual foi a necessidade que sentiu para a criação de uma plataforma totalmente digital para atribuir crédito a PME?
A adoção do financiamento online está a tornar-se cada vez mais crucial para as pequenas e médias empresas (PME), proporcionando uma ferramenta complementar inestimável juntamente com os serviços bancários tradicionais. Este acesso a serviços financeiros online oferecem uma via eficiente, simplificada e transparente para garantir rapidamente o financiamento necessário, o que constitui uma vantagem significativa para as empresas que estão focadas no seu crescimento.
A digitalização é um desafio das PME, e deve ser uma prioridade na gestão das empresas, em particular dos serviços financeiros. Permite, nomeadamente, um processo de recolha, agregação de dados garantindo segurança, confidencialidade e integridade da análise de risco. A Five Credit surge, assim, como uma solução para as empresas portuguesas que podem beneficiar de financiamentos de forma mais rápida, mais imediata.
O que distingue a Five Credit de outras fintech similares? Que tecnologia inovadora é a vossa e qual é o vosso modelo de negócio?
A Five Credit concede financiamento através do primeiro fundo de crédito em Portugal, lançado pela Circle Capital SGOIC, e regulado pela CMVM, não existindo nenhum outro player no mercado com estas características.
Neste segmento de mercado, os aspetos tecnológicos mais importantes são, para além da segurança, é a recolha de dados fidedignos e a análise robusta da informação recolhida.
A plataforma Five Credit foi desenvolvida com as tecnologias mais recentes, permitindo um processo completamente automatizado, através da otimização da recolha e leitura da informação necessária no processo de candidatura. É totalmente digital desde a aplicação por parte do cliente, à decisão de financiamento e a todos os procedimentos KYC/AML realizados diretamente na plataforma.
Quem são os vossos principais clientes, ou seja, em que tipo de empresas e setores mais apostam?
O nosso target é o universo de PME portuguesas, ou seja, cerca de 500 mil empresas, dos mais diversos setores, nomeadamente indústria, retalho, serviços, entre outros. Nesta fase, considerando os dois produtos que acabámos de lançar, o nosso foco está em empresas com mais de três anos de atividade.
Qual a importância dos conceitos ESG na vossa atribuição de crédito? Como avaliam as empresas nessa questão?
Acreditamos que as políticas de ESG são uma característica fundamental para a evolução do tecido empresarial em Portugal, pois representam que estão alinhados com o futuro da economia. Nos últimos anos têm surgido vários instrumentos legislativos que assentam no report de informação não-financeira, que é hoje um dos parâmetros da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 da ONU. As questões sociais, a proteção ambiental e a boa gestão empresarial representam valores e ativos fundamentais para as empresas de qualquer dimensão e todas as empresas candidatas serão avaliadas consoante as métricas de ESG da sua categoria. A Five Credit permite ainda uma melhoria do custo de financiamento das empresas mediante a melhoria dos rácios de ESG e sustentabilidade ao longo do período do financiamento.
Quais os vossos objetivos estratégicos para o mercado nacional? Onde querem estar nos próximos cinco anos?
Como referi em cima, a Five Credit acabou de nascer e tem a missão, para 2024, de dar a conhecer o projeto ao ecossistema das PME portuguesas e posicionar-se como um parceiro das empresas, promovendo uma solução de financiamento acessível e célere. Estimamos financiar entre 300 a 500 empresas no nosso primeiro ano de vida e chegar entre 3 mil a 5 mil empresas nos segundo e no terceiro ano de existência de Five Credit.