A Pleo, fintech dinamarquesa de gestão de despesas empresariais, anunciou o arranque da operação em Portugal com a abertura de um escritório em Lisboa.
De acordo com a Pleo, ao disponibilizar os seus serviços no mercado português, irá ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME) “com uma solução inteligente de gestão de despesas, permitindo que os colaboradores possam efetuar as compras que necessitam sem terem de adiantar o pagamento com o seu próprio orçamento”.
Para justificar esta aposta, a fintech realça que mais de metade das PME em Portugal, 55%, “utilizam softwares com folhas de cálculo para a introdução manual de despesas, sendo esta a maior frustração indicada pelo tempo dedicado a estas tarefas”. A Pleo propõe-se conseguir que as empresas reduzam os processos manuais na gestão das despesas e apostem cada vez mais na digitalização.
A tecnológica foi fundada em 2015 e já opera em onze mercados europeus, com uma carteira de clientes de mais de 20 mil pequenas e médias empresas.
A entrada no mercado português faz parte da estratégia global de expansão da Pleo. O Head of Southern Europe da Pleo, Álvaro Dexeus, salienta que “chegar a Portugal é um passo-chave na nossa estratégia de expansão. Vemos um enorme potencial de crescimento uma vez que, atualmente, a gestão de despesas é uma das tarefas que consome mais tempo e recursos nas empresas portuguesas”. Álvaro Dexeus lembra que a empresa já conta com “cerca de 20.000 empresas clientes em diferentes mercados, número que irá crescer contando também com novas colaborações no mercado português”.
A empresa explica ainda que “os ambiciosos planos de crescimento da Pleo vêm no seguimento da captação de um investimento recorde, de 350 milhões de dólares em 2021, avaliando a empresa em 4,7 mil milhões de dólares”.